Escritora Luciene Müller participa de bate-papo literário na Biblioteca Municipal

“Como a infância estava perdida, não possuímos brinquedos naquele lugar, e minha madrasta preservava uma boneca muito importante, comprada em uma viagem a Aparecida do Norte […]. O que parecia a fonte para um passatempo foi mais um motivo para apanhar” […]. “Crianças em situação de rua sofrem muito por não possuírem o básico para a sobrevivência e por não terem pessoas adultas interessadas em suas histórias”.

Um dos trechos do livro Colo Invisível, da escritora Luciene Vignoli Müller, apresentado na oficina literária ‘Recomeços: reescrita da própria história’ e durante o bate-papo, realizado nesta quarta-feira (25), na Biblioteca Municipal de Buritama. O evento contou com a participação de alunos e professores das escolas estaduais Prof. Oswaldo Januzzi e Álvaro Alvim.

Luciene viveu em situação de rua por longos anos, frequentou uma biblioteca pública, estudou muito e sempre soube que olhar para frente era o melhor caminho. Ela é membro da Academia Guarulhense de Letras, professora da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e ativista no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes.

“A paixão pela literatura veio pela biblioteca, com os livros, a leitura e as conversas com os autores e personagens como costumo dizer, ali eu aprendi a escrever. Entre idas e vindas, vivi na rua dos cinco aos 11 alunos, até que duas tias souberam da situação e me convenceram a deixar a rua”, comentou a escritora.

Entre os temas, a escritora abordou a família disfuncional, vulnerabilidade social, superação, empreendedorismo e paixão pelos livros. Os temas dividem suas experiências e provocam reflexões sobre a importância do acolhimento, a coragem de superar desafios e como os livros podem mudar uma história.

Segundo a diretora do Departamento de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, além da própria história de vida, os participantes puderam tirar dúvidas, produzir seus textos e aprender sobre a arte de escrever. “O mergulho pelo universo da literatura pode nos proporcionar muitos aprendizados, além de ser uma oportunidade para conhecer novos trabalhos e ter contato com escritores renovados do país”, explicou.

O Programa Viagem Literária é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Mais informações sobre as atrações gratuitas do Departamento de Cultura podem ser obtidas pelo telefone (18) 3691-1740. Outra opção é na Biblioteca Municipal, localizada na praça Dom Lafaiete Libânio, 16 – Centro. O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Publicação: 25-10-2023 – às 11h29