Cultura abre inscrições para curso de fotografia com celular

O Departamento de Cultura está com inscrições abertas para a oficina ‘Fotografando com o celular’. A capacitação acontece na próxima terça-feira (31), das 9h às 13h, na Biblioteca Municipal, com o fotógrafo Marcelo Andrade. Podem participar pessoas acima de 14 anos, com vagas limitadas.

Durante as quatro horas de aula, o profissional terá apresentação da câmera do celular, com explicação das funções e recursos disponíveis, além de alguns acessórios que podem ser utilizados como tripés, adaptadores de lente, iluminadores, entre outros.

O público irá apresentar ainda sobre as técnicas de fotografia básica como composição, enquadramento, exposição, foco e ajuste de ISO e como os conceitos podem ser aplicados especificamente às câmeras de celular. A oficina também abordará as diferentes fontes de iluminação natural e artificial e como elas afetam no resultado final das imagens.

Os participantes farão exercícios para colocar em prática todo o conhecimento teórico, utilizando objetos simples para fazer exercícios de composição, além de experimentar diferentes ângulos., planos, luz e sombra. O professor também irá utiliza os aplicativos de edição para celulares para melhorar a qualidade da imagem.

Para a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, a oficina é uma oportunidade para refletir sobre a fotografia com o celular. “O aparelho de celular é uma importante ferramenta de trabalho, quando bem utilizado pode se transformar em um meio para uma renda extra, portanto, a oficina irá contribuir para a formação e aguçar ainda mais o olhar fotográfico dos alunos”, concluiu.

A capacitação é oferecida pelo Museu da Imagem e Som (MIS) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com do Departamento de Cultura com apoio do Governo do Município de Buritama.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Inscrições

Para se inscrever, basta procurar o Centro Cultura de Buritama, localizado na praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Informações (18) 3691-1740.

Currículo

Marcelo Andrade é um fotógrafo brasileiro cuja paixão pela fotografia começou durante seus estudos na faculdade de comunicação, onde cursou publicidade na FAAP. Ele trabalhou em grandes agências de publicidade até 2002. Fez especialização pelo Senac e um MBA pela ESPM. Em 2003, decidiu dedicar-se completamente à fotografia e tornou-se assistente de estúdio. No ano seguinte, ele começou a fotografar editoriais para revistas como Trip, além de stills para os sites da Elle e Estilo, e moda para agências de publicidade e empresas.  Atualmente, Marcelo trabalha com ensaios, retratos, editoriais e publicidade.

Publicação: 26-10-2023 – às 09h40