SAAEMB realiza ampliação de estação elevatória de esgoto no bairro Livramento

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) iniciou obras para adequações, melhorias e ampliação da estação elevatória de esgoto ‘Primeiro Mundo’, que fica localizada na rua Rubião Junior com a rua dos Pereiras. O valor da obra é de R$ 912.259,18 mil. Desse total, 412.259,18 mil são de recursos do SAAEMB e R$ 500 mil destinados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

De acordo com o projeto, o objetivo do investimento é substituir a estação elevatória existente, construída em 1991 que atende à 5.828 habitantes. Com o crescimento populacional, o local conta com 1.457 ligações e está com um sistema ultrapassado, desde as bombas, painel elétrico e tanque de retenção. A meta é evitar danos ambientais e melhorar a eficiência na captação de esgoto da estação elevatória.

Segundo a química Letícia Souza Possani, a estação “Primeiro Mundo” recebe cerca de 54,56% de todo o esgoto gerado no município, e devido ao crescimento populacional do município, a melhoria precisa ser realizada. Ela comentou ainda que o novo sistema conseguirá otimizar todo o sistema da rede de esgoto municipal.

“A obra é de suma importância visto que recebe cerca de 60% de todo o esgoto gerado no município e sua capacidade está aquém de realizar a correta condução e destino do esgoto recebido, podendo com isso também otimizar todo o sistema da rede de esgoto municipal que será substituída por uma de maior capacidade de escoação”, explicou a química.

Conforme o diretor José Eduardo Marins, com a ampliação e adequações necessárias, o município conseguirá atender o crescimento populacional. “O seu poço de sucção apresenta volume inferior ao necessário, com dimensões insuficientes para receber e recalcar adequadamente os esgotos afluentes até o local de lançamento”, comentou ao salientar que a obra tem previsão para ser concluída em até 8 meses.

O diretor disse que o investimento feito na elevatória do ‘Primeiro Mundo’ finalizará uma etapa de melhorias e organização do setor de saneamento de Buritama. Ele frisou ainda que haverá o correto descarte do esgoto gerado até seu lançamento final na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizado na estrada vicinal Antônio Alves Teixeira, km 4.

“Com todo o investimento, o sistema irá otimizar o controle da produção e da distribuição do esgoto gerado, o que irá proporcionar um trabalho mais eficiente nos serviços realizados, para evitar a contaminação do lençol freático ou córregos adjacentes ao sistema, ajudando a preservar a água em nosso município”, finalizou o diretor.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Publicação: 16-11-2023 – às 09h20