O grupo Rosa dos Ventos fez uma apresentação gratuita, em Buritama, nesta terça-feira (5), na praça Dom Lafaiete Libânio (centro). O espetáculo é coordenado pelos palhaços Dez Pras Sete, Custipíl e Seu Lavanco, que revezavam nas funções de artistas de circo e músicos/sonoplastas.
A proposta foi divertir o público com suas caricatas relações e conflitos distantes da vida cotidiana. A apresentação foi elaborada a partir de clássicos de palhaço, com números, entradas e piadas que percorrem os circos há pelo menos 200 anos.
São adaptações livres do Rosa dos Ventos e trazem a marca de seus palhaços verborrágicos, verdadeiros nas relações, improvisadores e provocadores da participação popular, os artistas do grupo fazem uma leitura própria de elementos tradicionais da cultura circense.
A peça “Hoje Tem Espetáculo!” tem um significado especial, pois é a montagem mais antiga do grupo, com o currículo mais extenso, somando mais de 500 apresentações, sendo que boa parte delas aconteceu na região de Presidente Prudente, principalmente no Pontal do Paranapanema.
Segundo a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, o espetáculo organizado pelo grupo Rosa dos Ventos, além de trazer o humor, o riso e o improviso para o público, também contribui para resgatar as brincadeiras de rua, reduzidos pela tecnologia. Ela comentou ainda que a atração ajuda a renovar e resgatar a importância do circo na comunidade.
“É muito importante valorizar a cultura em todos os locais, em especial, em locais públicos, já que é uma possibilidade de utilizar a rua para que a manifestação artística possa acontecer e atrair os olhares das pessoas, inclusive de quem passa por perto. O espetáculo ajuda a resgatar as memórias e valorizar os artistas de circo”, comentou Luciene.
A apresentação do grupo Rosa dos Ventos foi disponibilizada pelo Circuito CultSP. É uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, em parceria com o Governo do Município, através do Departamento de Cultura.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.
Publicação: 06-12-2023 – às 08h33