Alunos da rede estadual visitam Usina Hidrelétrica em Promissão

Alunos da escola estadual Oswaldo Januzzi participaram de visita monitorada na Usina Hidrelétrica de Promissão. O objetivo da ação foi promover educação ambiental e social em parceria com a Defesa Civil de Buritama. Os estudantes conheceram todo processo de produção de energia, viveiros de mudas e criação de alevinos.

A UHE de visitada tem uma capacidade de produção de energia de 264 megawatts por meio de três turbinas e tem um reservatório de 530 quilômetros quadrados. Sua estrutura fica dentro de uma área de proteção permanente e no local foi implantado o viveiro com capacidade para produção de 1 milhão de mudas de espécies nativas por ano e a psicultura para criação de alevinos com capacidade produtiva de 2,5 milhões de alevinos por ano.

Segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giancarlo Sanches Mestriner, é importante o engajamento dos alunos na preservação do meio ambiente. Para ele, o envolvimento e a sensibilização podem ajudar a transformá-los em cidadãos conscientes dentro do município.

“Os nossos jovens aprenderam sobre coleta e seleção de sementes, técnicas de plantio e procedimentos e projetos de reflorestamento, projetos de soltura de alevinos, além da parte operacional da geração de energia e reclusagem”, comentou o diretor ao citar que a usina é controla pela AES Brasil.

De acordo com Giancarlo, a AES Brasil tem um Termo de Compromisso de recuperação da fauna e da flora ao longo de toda a orla, a qual foi impactada pelas barragens de sua responsabilidade, inclui a barragem de Promissão e Nova Avanhandava instalada no município de Buritama, entre outras.

“É fundamental desenvolver uma ação integrada com o meio ambiente e garantir a democratização das informações ambientais, estimular e fortalecer uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social, nesse sentido, é possível cuidar e manter o equilíbrio do meio ambiente”, finalizou o diretor.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Publicação: 13-12-2023 – às 11h18