Prainha deve receber cerca de 10 mil turistas no feriado prolongado de Ano Novo

Os turistas quando chegam ao município passam a conhecer o slogan “Buritama: quem conhece ama”. Típica cidade do interior paulista, com cerca de 16,5 mil habitantes, está localizada na região Noroeste do Estado de São Paulo, a 543 quilômetros da capital. Com seu clima subtropical é ponto de encontro para quem busca lazer, descanso e ouvir o canto dos pássaros que fazem do município seu palco de apresentação.

Banhado pelo rio Tietê, ribeirão Santa Bárbara (afluente do Tietê) e Palmeirinha, Buritama tornou-se um local para o turismo de lazer e entretenimento. Os valores dos quiosques para moradores de Buritama e região é de R$ 60,00 (os quiosques são por ordem de chegada). Segundo o Departamento de Turismo, a entrada no parque será cobrada para veículos de outros municípios, os valores giram em torno de R$ 20 a R$200, sendo moto R$ 20; carro R$ 40; van, micro-ônibus e motorhome R$ 100 e ônibus e caminhão truck R$ 200. Informações (18) 3190-1269.

De acordo com o Departamento de Engenharia, Obras e Serviços Públicos, a prainha já conta com a construção de um novo banheiro com acessibilidade, reforma em dois banheiros, nova portaria, pisos intertravados, quiosques com pia e torneira. O local contará também com monitoramento de vídeo com a instalação de 150 câmeras por toda a orla da prainha e na entrada com leitor facial, entre outros investimentos.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o turismo é uma das principais áreas de investimento no país. “Sabemos do potencial turístico de Buritama e estamos trabalhando para ampliar as opções de lazer e melhorar as atividades já oferecidas, além disso, é fundamental também saber atender bem o turista, para que ele seja a nossa maior propaganda”, contou o prefeito Rodrigo.

Conforme o diretor de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges, Buritama voltou ao cenário regional após o resgate de eventos. Ele citou que durante as festividades, a cidade recebe turistas de toda região, até de outros estados. “Nosso primeiro passo foi entender o potencial da cidade, após este estudo, iniciamos um trabalho para retomar atividades esquecidas e conseguimos fazer a cidade ficar movimentada durante vários períodos do ano”, elencou Borges.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

PRAINHA

O local tem 1,2 mil metros quadrados de praia. Os turistas que se deslocam até o parque encontram 83 quiosques com churrasqueiras, banheiros com duchas e área de camping. O parque turístico ‘João Simão Garcia’ (prainha) surge como opção de lazer importante para a região. Por conta da tranquilidade, atrai cerca de 10 mil pessoas nos feriados prolongados e durante dias normais o público gira em torno de 3 mil.

Para garantir a segurança e tranquilidade dos frequentadores, o parque turístico conta com guarda-vidas e a parceria da Polícia Militar que faz o patrulhamento preventivo. A prainha possui uma lanchonete para atender o público durante as horas de lazer. A restrição está em vendas ou entrada de bebidas em vasilhames de vidro.

Publicação: 28-15-2023 – às 10h09