Governo do Município realiza campanha para coletar lixo eletrônico

Pile of used Electronic Waste on white background, Reuse and Recycle concept, Top view

A campanha de coleta de lixo eletrônico, desenvolvido pelo Governo do Município de Buritama, em parceria com o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), acontece de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

Os moradores podem levar os seguintes objetos: TV, notebook, celulares, impressoras, computadores e eletrodomésticos em desuso. O objetivo da campanha é dar uma destinação correta aos equipamentos em fase final de uso dentro da residência.

O ponto de recebimento é no SAAEMB que fica na rua Capitão Vicente Gonçalves, 434, centro. Os aparelhos são recebidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A orientação é que as pessoas observem os itens acumulados em casa e sem concerto e levem até a autarquia.

De acordo com o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giancarlo Sanches Mestriner, os impactos da logística reversa são benéficos para o meio ambiente. Para ele, a ação contribui para a preservação dos recursos naturais, reduz a poluição e emissão de gases nocivos às pessoas, animais e recursos hídricos.

“O intuito é oferecer aos moradores um destino apropriado para o descarte correto de lixo eletrônico e consequentemente a redução do destino inadequado deste tipo de resíduo. Com ação, iremos contribuir com a melhora do planeta e ajudar na preservação do meio ambiente”, salientou Mestriner.

Segundo o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a campanha busca evitar que os produtos em desuso sejam descartados em rodovias, estradas rurais e nos canteiros das avenidas. Para o executivo, a ação é fundamental para a preservação do meio ambiente.

“Muitas pessoas aproveitam para descartar de forma incorreta, além de deixar o município sujo, o objeto pode se transformar em criadouro do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya”, finalizou o prefeito Rodrigo, ao concluir que a participação da população irá contribuir para ajudar a salvar o planeta.

Conforme a Química do SAAEMB, Letícia Souza Possani, a iniciativa faz parte das diretivas do programa Município Verde Azul. “É a oportunidade para que a população possa fazer o descarte correto de todo material em desuso dentro de casa, que pode causar danos ambientais e também à saúde humana”, salientou.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Serviço

O SAAEMB fica localizado na rua Capitão Vicente Gonçalves, 434, Centro. O atendimento acontece das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (18) 3691-1306.

Publicação: 24-01-2024 – às 15h36

Foto: https://www.insper.edu.br/noticias/reciclagem-de-residuos-eletronicos-e-oportunidade-muitas-vezes-desperdicada/