Aparelhos eletrônicos como celulares, controles, videogames, TVs, DVD, entre outros, são recolhidos durante o mutirão de lixo eletrônico em Buritama. A campanha segue até sexta-feira (2). O objetivo é tirar os equipamentos em desuso e sem nenhuma utilidade nas casas e dar o destino correto.
O ponto de entrega no município é no SAAEMB (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama) que atende das 8h às 17h, na rua Capitão Vicente Gonçalves, 434 – Centro. A campanha também em outras cidades como Brejo Alegre, Lourdes, Turiúba, Monções, Nhandeara, ao todo são 15 municípios no mutirão de lixo eletrônico.
O diretor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giancarlo Sanches Mestriner, explica sobre a importância do mutirão e a parceria com municípios da região de Araçatuba. Ele comentou ainda que o descarte incorreto pode causar problemas à saúde humana e o meio ambiente.
“Foi criado uma espécie de consórcio intermunicipal, haja visto que cada um sozinho não iria ter volume suficiente para uma empresa vir buscar os equipamentos. Os municípios se organizaram e criaram esse projeto para evitar o descarte incorreto desses produtos em desuso”, disse o diretor.
Segundo o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a campanha busca evitar que os produtos em desuso sejam descartados em rodovias, estradas rurais e nos canteiros das avenidas. Para o executivo, a ação é fundamental para a preservação do meio ambiente.
“Muitas pessoas aproveitam para descartar de forma incorreta, além de deixar o município sujo, o objeto pode se transformar em criadouro do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya”, finalizou o prefeito Rodrigo, ao concluir que a participação da população irá contribuir para ajudar a salvar o planeta.
Conforme a Química do SAAEMB, Letícia Souza Possani, a iniciativa faz parte das diretivas do programa Município Verde Azul. “É a oportunidade para que a população possa fazer o descarte correto de todo material em desuso dentro de casa, que pode causar danos ambientais e também à saúde humana”, salientou.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.
Serviço
O SAAEMB fica localizado na rua Capitão Vicente Gonçalves, 434, Centro. O atendimento acontece das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (18) 3691-1306.
Publicação: 30-01-2024 – às 08h40