O Departamento de Saúde dará início amanhã (26) a campanha de vacinação contra a gripe e segue até o dia 31 de maio. O dia D está previsto para acontecer no dia 13 de abril. Em Buritama, a imunização vai ser realizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jaime Pinto Cunha e Vigilância Epidemiológica, das 7h às 17h. Neste ano, será necessário apresentar o CPF e carteira de vacinação.
A vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. Os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mirlene de Freitas Garcia, o contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. “Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe”, explicou.
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito.
A doença é causada por vírus dos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais. Dependendo da virulência dos vírus circulantes, o número de hospitalizações e mortes aumenta substancialmente, não apenas por infecção primária, mas também pelas infecções secundárias por bactérias.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.
Grupos prioritários
- crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias),
- gestantes,
- puérperas,
- povos indígenas,
- trabalhadores da saúde,
- idosos com 60 anos e mais,
- professores das escolas públicas e privadas,
- pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,
- pessoas com deficiência permanente,
- profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas,
- caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso,
- trabalhadores portuários,
- funcionários do sistema prisional,
- adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
- e toda a população privada de liberdade.
SERVIÇO
Local: UBS Jaime Pinto Cunha (é preciso levar carteira de vacinação e CPF)
Endereço: Joaquim Pereira Rosa, 907, Centro.
Horário: 7h às 17h
Local: Vigilância Epidemiológica (é preciso levar carteira de vacinação e CPF)
Endereço: Joaquim Pereira Rosa, 608, Gleba 02.
Horário: 7h às 17h
Publicação: 25-03-2024 – às 14h22