Cultura realiza oficina gratuita de ‘Atuação para Cinema nesta quarta-feira

Podem participar da oficina moradores a partir de 14 anos. São 20 vagas, por ordem de inscrição. Mais informações sobre as sessões gratuitas podem ser obtidas pelo telefone (18) 3190-1282. Outra opção é na Biblioteca Municipal que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Atuação para Cinema é uma oficina prática, onde são realizados exercícios com câmera, gravação de cenas em duplas e grupos, introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual. Com ênfase na presença e organicidade da atuação para esta linguagem, a oficina apresenta um caminho de exposição do ator, de forma natural, não interpretativa.

“A oficina propõe a troca de conhecimento entre os participantes, além da oportunidade de produzir seu próprio documentário. Nosso objetivo é trazer atividades culturais que possam estimular os moradores a expressar a arte do olhar por meio da câmera do seu celular”, comentou a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos.

A ação é da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas de São Paulo, por meio do Pontos Mis. A oficina acontece em parceria com o Governo do Município de Buritama, através do Departamento de Cultura.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Oficina

Vanise Carneiro é atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e produtora, natural do RS, cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS.  Atuou em diversos espetáculos teatrais, minisséries, curtas e longas-metragens.  Por sua atuação em cinema recebeu o Candango de Melhor atriz curta-metragem no Festival de Brasília, além de ser premiada nos festivais de Gramado, Ceará e Maranhão.  Recebeu também o prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz e no teatro os prêmios Açorianos de direção e atuação. Desenvolveu a pesquisa: Atuação para cinema – o trabalho do ator da preparação à filmagem. Realizou a preparação de elenco de longas como “A Primeira Morte de Joana”, “Ainda temos a imensidão da Noite” e “O Vazio de Domingo à tarde”. Como roteirista escreveu o curta “Tudo o que cresce e voa”, recebendo o Prêmio Rota/Cabiria de Melhor protagonista feminina no V Rota – festival de roteiro audiovisual. O curta, onde também atua, estreou no Festival do Rio em 2023.

Publicação: 08-04-2024 – às 09h02

Foto: https://cursos.ccpac.com.br/atores/curso-cinema-e-tv/curso-de-atuacao-para-cinema/valor-de-curso-de-cinema-acari