Governo do Município promove reunião sobre planejamento orçamentário para 2025

O Governo do Município realizou nesta segunda-feira (8), no Centro Cultural, reunião para debater o planejamento para 2025. O objetivo foi apresentar as diretrizes e a importância de um planejamento para os investimentos públicos e promover ações para atender aos anseios da população e no atendimento ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE).

Os assuntos abordados foram: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025; objetivos e justificativas do planejamento, demonstração de custos dos programas para o exercício com metas fiscais, financeiras alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); compatibilização das contratações; Plano de Contratação Anual (PCA) e Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M).

A reunião debateu ainda o orçamento municipal do próximo ano e como realizar as projeções financeiras para 2025. O Contador Salvador explicou que os diretores devem realizar o planejamento, com o intuito de prever os investimentos em políticas públicas. “É importante fazer um estudo minucioso e destacar os objetivos e metas, efetuados de forma coerente para atender as metas propostas”, comentou.

Salvador comentou ainda que a exigência do TCE se resume em atender a legislação federal. “É importante que o município se programe e realize seus objetivos e que estes estejam programados para serem alcançados de modo prático e satisfatório”, disse ao salientar que as ações devem beneficiar a população.

Conforme Giancarlo, esta é uma oportunidade de contribuir para que o orçamento municipal seja aplicado de forma mais coerente e transparente. “O orçamento é o principal instrumento de planejamento das administrações públicas. Nele estão contidas todas as receitas, despesas e investimentos, que são estruturadas na forma de programa de governo”, enfatizou.

O encontro contou com a coordenação do diretor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giancarlo Sanches Mestriner e do contador Salvador dos Santos Moutinho.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Publicação: 09-04-2024 – às 07h18