O diretor de Turismo, Wilton Rosalino Borges, participou nesta quinta-feira (18), em Birigui, do 4º Encontro Formativo do Programa de Multiplicadores em Educação Ambiental, com o tema ‘Ferramentas participativas em Educação Ambiental.
O objetivo do encontro foi contribuir com os gestores para elaboração de ações e projetos voltados para a educação ambiental. O evento contou com duas palestras e oficina e debate entre os participantes.
Segundo Borges, o tema proposto no encontro teve como meta trabalhar a educação ambiental entre os gestores, para a elaboração de projetos que envolvam a sociedade. Ele comentou sobre a necessidade de desenvolver ações de sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.
“Diante das inúmeras mudanças ambientais ocorridas nos últimos anos, é notório dizer que novas ações devem acontecer no município para contribuir com a preservação ambiental, ao mesmo tempo dando ênfase no turismo, como um elo para contar com cidadãos conscientes quanto às questões ambientais”, comentou.
O diretor frisou ainda que a educação ambiental é um processo que precisa ser contínuo e deve iniciar já nas escolas de ensino básico. Outro detalhe que ele citou é transformar as crianças em multiplicadores do conteúdo que envolva a preservação do meio ambiente dentro de casa.
“Todo momento é possível acompanhar nos meios de comunicação notícias sobre o aumento do desmatamento e da degradação do solo. Além disso, o desenvolvimento das tecnologias contribui para aumentar a poluição, desencadeando o efeito estufa e contaminação dos rios, portanto, é por meio da conscientização ambiental que iremos realizar práticas sustentáveis”, finalizou o diretor.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Governo do Município faz parte desde 2021.
Publicação: 19-04-2024 – às 14h46