Dia Internacional da Biodiversidade: alunos participam de palestra para refletir sobre a existência do planeta

Já pensou como seria o planeta sem os principais problemas ambientais como poluição atmosférica, aquecimento global, poluição hídrica e dos solos, desmatamento, queimadas, desertificação e a perda da biodiversidade? Uma alternativa é desenvolver educação ambiental como primeiro passo para a conservação da biodiversidade.

Para ampliar o debate, alunos das escolas Maria do Carmo Cunha Guerbas e Nossa Senhora do Livramento em parceria com a empresa Germiverde vão desenvolver o projeto ‘Mãos que germinam’. Na quarta-feira (22), Dia Internacional da Biodiversidade, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) aconteceu a abertura com palestra educativa.

O projeto consiste em debates em sala de aula sobre ações de preservação ambiental, distribuição de sementes para os alunos, com o intuito de levarem e plantarem em casa. O objetivo é fazer o plantio das mudas em áreas verdes no Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro.

A supervisora de ensino, Renata Watanabe de Almeida, comentou que a parceria com a empresa é importante para trabalhar a educação ambiental com os alunos. “Educar as crianças sobre a importância da preservação e da sustentabilidade deve começar desde cedo. Assim, ao abordar o tema na educação, ajuda a prepará-los para enfrentar os desafios do futuro”, salientou.

Para a química e representante do COMDEMA, Letícia Souza Possani, o debate entre os alunos deve ser tema frequente em sala de aula. “Foram apresentados quais são as espécies ameaçadas, desmatamento, poluição, importância da água e sobre a cadeia alimentar”, disse ao comentar que o tema faz parte do programa Município VerdeAzul.

Letícia comentou que o passeio ecológico aproxima os alunos da natureza. “A trilha é uma vertente dentro da área de preservação permanente (APP) que permite a integração com o ecossistema local, além de estimular o público a refletir sobre a importância da conservação ambiental”, finalizou.

O diretor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giancarlo Sanches Mestriner, disse que é fundamental ressaltar que todas as formas de vida do planeja estão, de uma forma ou de outra, interligadas. Ele comentou ainda que incluir às crianças da discussão sobre prevenção da biodiversidade é importante para salvar o planeta.

“A educação ambiental é importante porque as crianças conseguem absorver o conteúdo e podem levar para a vida deles, chegando a transformar a consciência dos pais e amigos, por meio do combate ao desperdício, a preservação da natureza e o descarte correto de lixo”, salientou o diretor.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Publicação: 23-05-2024 – às 11h15