Oficina de escrita abre as atrações do 1º Festival Literário de Buritama

O 1º Festival Literário de Buritama iniciou hoje (10), com a roda de conversa e oficina literária com o poeta, tradutor e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Pablo Simpson.

O escritor é autor de “O Rumor dos cortejos: poesia cristã francesas do século XX”, das “Antologia da poesia árcade brasileira” e “Antologia da poesia romântica brasileira”, e de “Rastro, hesitação e memória: o tempo na poesia de Yves Bonnefov.

Dentro da programação, os moradores poderão participar do sarau com canto, poesia e dança, a partir das 19h, na Biblioteca Municipal. A atração contará com a participação do escritor homenageado Jordemo Zaneli Junior e da cantora Adriany Maceno

Evento realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão e produção da APAA e correalização do Governo do Município, por meio do Departamento de Cultura.

O evento será realizado até 14 de agosto e vai contar com atividades culturais. Entre as atrações estão bate-papo com escritores, contação de histórias, batalhas de rimas, estátua viva e poesia, oficinas, palestra e show musical.

Para a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, o Festival é uma oportunidade para incentivar a leitura e valorizar as manifestações culturais da cidade. Ela comentou ainda que a programação é gratuita, vai circular em pontos estratégicos e foi elaborada para atender todas as idades.

“Trata-se de mais uma ação para reforçar a importância da leitura na formação integral dos moradores. A arte contribui para a expansão do repertório, experiência e contribui para o desenvolvimento de diferentes formas de expressão. Sabemos que é o primeiro passo para consolidar a cultura em todas as suas vertentes em Buritama”, concluiu.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Confira a programação completa:

Segunda-feira (10)

Sarau Musical (dança, poesia e canto)

Local: Centro Cultural Graciliano Ramos – Praça Dom Lafaiete Libânio, 16 – Centro

Escritor homenageado: Jordemo Zanelli Junior

Terça-feira (11)

Contação de histórias (Badaiá artes)

Horário: 9h / 14h

Apresentação de batalhas de rimas

Quarta-feira (12)

Contação de histórias com Rosa Tereza Guerbas e Silvio Cesar dos Santos

Local: creches municipais e asilo São Camilo de Leles

Encontro com escritor (Ed Zaccaron)

Quinta-feira (13)

Estátua viva e poesia

Horário: 7h / 10h

Oficina de colagem de seres inter-espécieis para crianças a partir de 8 anos

Horário: 13h

Palestra: literatura infantil e juvenil – análises e críticas com Antonio Luceni, Ana Lúcia Ramos, Joyce Helena e Marilurdes Campezi

Local: Câmara Municipal de Buritama – Avenida Benedito Alves Rangel, 1500 – Centro.

Horário: 18h

Sexta-feira (14)

Bate papo literário com o escritor Xico Sá

Escritor homenageado: Dr. Aguinaldo Gonçalves