Cultura abre inscrição para oficina gratuita ‘Como os livros se tornam filmes’

O Departamento de Cultura está com inscrições abertas para a oficina ‘Como os livros se tornam filmes’. A capacitação acontece na próxima terça-feira (22), das 13h às 17h, na Biblioteca Municipal ‘Prof. Oswaldo Januzzi’, com o crítico de cinema Marcelo Lyra. São 40 vagas e podem participar pessoas acima de 14 anos.

A oficina irá abordar as diferentes formas de adaptar livros para o cinema. Como as palavras se transformam em imagens, quais os limites da adaptação, porque alguns filmes são muito fiéis ao livro e outros não. Leitura de trechos de obras seguida da exibição de cenas nos filmes, de modo a entender as diferenças dos formatos.

Na oficina também será discutido o que funciona no livro e não funciona na produção cinematográfica. Durante a atividades, os alunos irão estudar os seguintes filmes: “O Poderoso Chefão”; “Harry Potter e a Câmara Secreta”; “Rebecca, a Mulher Inesquecível” e “Janela Indiscreta”.

De acordo com a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, o curso é uma oportunidade para quem gosta de cinema de compreender como funciona a adaptação de um livro para o cinema. “Este ano disponibilizamos diversas oficinas gratuitas para os moradores que puderam aprender sobre cinema, fotografia e fazer cursos técnicos”, disse.

Mais informações sobre a programação cultural podem ser obtidas pelo telefone (18) 3190-1282. Outra opção é na Biblioteca Municipal que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, fica na rua Rui Barbosa, 16 – centro.

A atividade compõe a programação do Pontos MIS, programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema, em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som). A oficina conta com o apoio do Governo do Município de Buritama, através do Departamento de Cultura.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Marcelo Lyra

Professor, crítico de cinema e literatura. Formado em jornalismo, cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi crítico de cinema dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Revista de Cinema, Jornal do Brasil, revista Bizz e Valor Econômico. Desde 2010 ministra regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema e literatura.

Publicação: 17-10-2024 – às 07h18