O palco do anfiteatro do Centro Cultural recebeu os inscritos para o curso gratuito de teatro e dança oferecido pelo projeto Usina de Artistas/Nova Aralco. A oficina tem como objetivo estimular processos de aprendizagem por meio da prática e da experimentação cênica. As atividades começaram no dia 28 de janeiro, com aulas aos sábados, das 10h30 às 12h.
O projeto Usina de Artistas, sob a coordenação de Flávio Estevão, ator e diretor do grupo de teatro – Os Pregadores do Riso – foi elaborado a partir do pensamento sociocultural do grupo Nova Aralco, que é o de incentivar crianças e jovens a progredirem tanto social quanto culturalmente.
A professora de dança, Larissa Nascimento dos Santos Semolini, informou que os inscritos irão aprender o balé clássico e contemporâneo. No teatro, Estevão apresentará reflexões sobre o processo de criação e expressão artística, abordando temas específicos do fazer teatral.
A diretora de Cultura, Luciene Santos Cândido disse que “a oficina além de ser uma oportunidade gratuita à comunidade, estimulará o participante a explorar as possibilidades do corpo e da mente, como também a interagir com outras pessoas, proporcionando ainda a descoberta de talentos e aptidões artísticas”, concluiu.
“As oficinas visam formar melhores cidadãos e proporcionar também o desenvolvimento de artistas, além de dar oportunidade para o aluno talentoso de seguir carreira, seja no teatro ou na dança”, disse Estevão. Para Semolini, o curso de dança insere os inscritos na arte. “É preciso despertar a paixão nas pessoas e o projeto procura valorizar este desejo e garantir novos aprendizados”, finaliza.
Para Lucio César Bergamasco, pai de duas filhas, de sete e onze anos, integrantes do projeto gratuito, a participação é uma maneira de garantir o acesso à cultura. “É importante participar, pois o aprendizado ajuda no crescimento e desenvolvimento, além de ser útil para o futuro e no convívio com outras pessoas”, comenta.
A administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos disse que o incentivo e a difusão das atividades e manifestações artísticas e culturais para a população é uma forma de entreter e promover novos aprendizados. “Promover atividades que integram várias manifestações culturais incentiva a cooperação e amplia as oportunidades, seja para o crescimento pessoal ou profissional, portanto, nossa administração está empenhada em trabalhar pelo desenvolvimento do município de forma geral”, observou o prefeito.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa