[vc_row][vc_column][vc_column_text]A 3ª Semana Literária de Buritama encerrou hoje (10), com as oficinas de produção de quadrinhos e Storyboard, com a coordenação David Ribeiro – bacharel em cinema pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Durante cinco dias, o Departamento de Cultura e Turismo promoveu discussões sobre literatura, incentivo à leitura e novos aprendizados.
O objetivo da oficina de produção de quadrinhos foi desenvolver técnicas e olhares para a realização de uma história. O participante aprendeu sobre as ferramentas necessárias para se criar uma narrativa visual, dividida em quadros, com balões, onomatopeias e desenvolvimento de personagens, trabalhando uma história pontual de começo, meio e fim.
A segunda atração foi a oficina de Storyboard. É um desenho de cada plano a ser filmado numa cena, como se fosse uma história em quadrinhos do filme. Pode não parecer, mas esta é uma etapa essencial que ajuda o diretor a desenvolver seu olhar para os planos de cada filmagem e instruir sua equipe. Misturando teoria e prática, a oficina irá analisou algumas obras de grandes diretores, mostrou embasamento sobre planos de cinema, conceitos de arte e de montagem.
De acordo com Luciene de Oliveira Santos, responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, a semana vai propor uma reflexão sobre a literatura e o potencial que ela tem na formação educacional das pessoas. “Durante os cinco dias desejamos reunir moradores e estudantes de todas as idades na biblioteca para que possam mergulhar e aprender sobre literatura, de uma forma descontraída e divertida” disse
Luciene salientou que a meta da semana literária é mostrar aos participantes como um livro pode ser prazeroso e oferecer novos conhecimentos. “Queremos que as pessoas possam folhear as páginas dos livros com prazer, sem a obrigação, e que a leitura possa ser disseminada para todas as idades, já que a biblioteca oferece livros para todos os segmentos e gostos literários”, concluiu.
A programação contou com contação de histórias, oficinas de caricatura com literatura, ler e contar histórias, produção de quadrinhos e storyboard. Teve ainda roda de conversa com professor João Vitor Basso Barbosa e convidados e bate-papo com o escritor e professor livre-docente da Unesp, Aguinaldo Gonçalves.
A capacitação foi oferecida pelo Museu da Imagem e Som (MIS), em parceria com do Departamento de Cultura e Turismo e apoio do Governo do Município de Buritama.
MINICURRÍCULO – David Ribeiro é bacharel em cinema pela FAAP. Já roteirizou e dirigiu vários curtas em 16mm, trabalhou como produtor na Rede Record de Televisão, realizou Storyboards para publicidade e foi produtor, apresentador e roteirista do programa de cinema ‘Cineclaquete’ na TV União, durante 6 anos. Desde 2014 trabalha como quadrinista independente. No mesmo ano dirigiu e produziu o filme ‘Malgrado’ realizado na região de São João da Boa vista. Em 2017 dirigiu e roteirizou um documentário sobre a vida da escritora Orides Fontela.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 10-05-2019
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”11862,11863,11864,11865,11866,11867,11868″ img_size=”full” title=”Semana Literária”][/vc_column][/vc_row]