terça-feira , 3 dezembro 2024
Home Capacitação Padaria artesanal conquista o paladar e torna-se um bom negócio em Buritama
Capacitação

Padaria artesanal conquista o paladar e torna-se um bom negócio em Buritama

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Fundo Social de Solidariedade de Buritama promove há dois anos cursos gratuitos pela Padaria Artesanal. Durante o ano são oferecidas oficinas de panetones, tortas, pão de mel, cookies, pães. Neste mês, 10 mulheres receberam certificado do treinamento feito com doces e salgados. O objetivo da ação é incentivar a economia criativa e o empreendedorismo.

Em Buritama, aproximadamente 200 pessoas já foram capacitadas e podem aplicar o conhecimento na criação das receitas e gerar renda. Os cursos acontecem no prédio da cozinha piloto e por treinamento são matriculadas cerca de 60 pessoas, divididas em duas turmas. Durante as aulas, participam de atividades teóricas e práticas.

Segundo a professora da Padaria Artesanal, Josefa Eva Scacalossi Rosante, o curso deste ano teve a duração de sete meses, com carga horária de seis horas por semana. Para participar é preciso ter acima de 17 anos. As inscrições podem ser feitas no Fundo Social de Solidariedade (Marechal Deodoro, 755 – Livramento). O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Informações: (18) 3691-1535.

“É muito importante oferecer oportunidades para que as pessoas descubram o seu talento na culinária de uma maneira geral e com autonomia para gerar renda na sua casa. Ensinamos noções de organização, armazenamento, cuidado e manejo no uso dos alimentos. Para a produção é preciso vestir-se adequadamente na cozinha. Isso, com certeza, são conhecimentos e desenvolvimento de hábitos que, sem dúvida, são necessários no trabalho”, argumentou Eva.

A aluna Maria da Silva pretende aplicar os conhecimentos adquiridos para ganhar um dinheiro extra e ajudar dentro de casa. “Eu gosto de cozinhar e durante as aulas aprendi novas receitas. Quero começar a fazer as receitas para vender e ajudar o marido no dia a dia”, disse. Para Solange Santana da Conceição, há quatro anos em Buritama, disse que além das informações, o curso ajudou a superar um problema de saúde. “Já participei de oficina de artesanato, crochê e vagonite na Bahia. A culinária está me ajudando a superar uma depressão, fiz novas amizades, foi uma terapia, além disso, quero fazer as receitas do curso para ter uma renda extra”, finalizou.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirley Zacarias dos Santos, o projeto é uma alternativa para profissionalizar às famílias de baixa renda. “Os cursos oferecidos são serviços gratuitos para a qualificação profissional de pessoas que buscam mais uma forma de melhorar a renda pessoal ou familiar, ou mesmo para quem procura ter sua primeira atividade com geração de renda e qualidade de vida”, completou ao dizer que os participantes têm a chance ainda de aprender noções de ética, higiene e cidadania.

De acordo com a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, a meta é oferecer capacitação para as famílias de baixa renda. Ela explicou que o município é polo da Padaria Artesanal e já recebeu moradores de outras cidades para participar dos cursos. “O objetivo é contribuir na capacitação das famílias de baixa renda ou desempregadas desenvolvendo uma política sistemática de qualificação profissional, baseada em modelos que possibilitem o desenvolvimento de habilidades, capacidades e competências facilitando a inserção do trabalhador no mercado de trabalho”, reiterou Gislaine.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 09-12-2019

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”14758,14759,14760,14761,14762,14763,14764,14765,14766,14767″ img_size=”full” title=”Padaria Artesanal”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

Capacitaçãodestaque

Curso de artesanato de bambu ofereceu capacitação e possibilidade de renda extra

O bambu pode virar móvel, artesanato e ser usado para construir casas....

Capacitaçãodestaque

Governo do Município abre 15 vagas para curso de culinária paulista; veja como participar

O Governo do Município, por meio do Departamento de Cultura, está com...

CapacitaçãoCultura

Cultura abre inscrições para curso gratuito de artesanato em bambu

Estão abertas as inscrições para o curso de artesanato em bambu. As...

Capacitaçãodestaque

Trabalho desenvolvido por artesãos pode gerar renda extra; curso ofereceu capacitação gratuita em Buritama

Habilidade e talento com as mãos são os principais requisitos para que...

Tamanho da fonte