[vc_row][vc_column][vc_column_text]O município de Buritama ganhou uma central de vídeo monitoramento para coibir crimes e garantir a segurança de moradores e turistas. O novo sistema foi inaugurado hoje (6) e o local conta com quatro TVs de 55 polegadas. Já foram instaladas 339 câmeras em prédios públicos, escolas e entradas da cidade. Este ano, a previsão é instalar cerca de 200 câmeras, até o segundo semestre.
A central foi instalada no Paço Municipal e contará com funcionários treinados e capacitados para coordenar o monitoramento de vídeo. O sistema foi criado com base na lei 4.591, de 4 de dezembro de 2019 e define como propósito monitorar por imagens as vias e prédios públicos, compreendendo logradouros, áreas, ambientes, veículos, equipamentos e eventos públicos no município.
O investimento em segurança é uma das ferramentas para contribuir com o sistema Detecta da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos assinou no dia 14 de junho do ano passado o convênio que garante a parceria com o governo estadual. Todos os dados registrados vão para o banco de dados da Polícia Militar e Civil, Técnico-científica e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Segundo o gestor do Centro de Vídeo Monitoramento, Marcos Antônio Zanelli, as câmeras tornam-se um inibidor de infrações. “Todo investimento em monitoramento gera benefícios à população, pois além de trabalhar na educação, poderá contribuir para a segurança preventiva e investigativa”, comentou ao salientar que estão programadas novas instalações de câmeras pela cidade.
De acordo com o prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o Governo do Município busca a prevenção contra crimes e danos ao patrimônio público. “Com o sistema, índices de furtos e roubos podem cair ainda mais na cidade e acabar com a sensação de impunidade. Com a adesão ao programa Detecta poderemos tornar Buritama uma cidade mais segura para seus moradores e turistas”, enfatizou o prefeito ao salientar que o município já conta com a atividade delegada (programa em parceria com a Polícia Militar) e este ano deverá contar também com a Patrulha Rural.
Segundo o vice-prefeito, Herbert da Silva Muniz, a meta da administração é combater a criminalidade. “A central de monitoramento vem de encontro com as necessidades de nossas vidas. É importante para evolução de nossa cidade. O interesse de ser estância turística necessita disso. Temos que parabenizar a equipe da prefeitura que trabalharam muito para a instalação deste local”, sintetizou.
Para o juiz Dr. Eric Douglas Soares Gomes, a central de monitoramento deve contribuir com os processos judiciais. “Fiquei muito feliz com a central de monitoramento. É preciso trazer a comunidade para resolver os problemas. Tudo mundo na cidade tem o interessante na segurança. É importante contribuir para que o serviço aconteça”, comentou o juiz.
Conforme o capitão Carlos Alberto Lourenço Rovina, da 4ª Cia da Polícia Militar de Birigui, o trabalho dos policiais é uma atividade de monitoramento e de prevenção. “Quando temos mais câmeras para auxiliar, não tenho dúvida, que isso fará toda a diferença nos resultados criminais e na percepção de segurança que a população terá em nosso trabalho. Buritama é uma das pioneiras na área da 4ª companhia, dos noves municípios, o qual eu comando. Isso facilita muito o nosso trabalho e intimida aquele que tem intenção de fazer coisa errada”, frisou.
O 1º sargento da Polícia Militar Alexandre Mendes, comandante do 8º Grupamento de Polícia de Buritama, disse que o sistema irá somar e ampliar o campo de prevenção na cidade. “Gostaria de agradecer o prefeito Rodrigo que sempre nos apoia. Essa não é a primeira parceria entre a Polícia Militar e a prefeitura, temos a atividade delegada que coloca mais policiais nas ruas, temos também o Proerd na educação, o qual nos ensina a dizer não as drogas. Isso amplia o nosso trabalho e a população irá sentir radicalmente a mudança”, encerrou o sargento.
Durante a inauguração, o prefeito Rodrigo entregou as chaves da central de monitoramento para o juiz Dr. Eric Douglas Soares Gomes, para o delegado titular da Polícia Civil, Nilton Aparecido Marinho, e ao sargento da Polícia Militar Alexandre Mendes. O local terá seu uso compartilhado entre as autoridades. Para manuseio dos equipamentos, os representantes receberão treinamento. A sala conta com acesso facilitado para o seu uso diariamente.
Participaram também da inauguração da central de monitoramento autoridades do poder Judiciário, Polícia Militar, Policia Civil (investigador Ricardo Duarte e o delegado titular da Polícia Civil, Nilton Aparecido Marinho), Associação Comercial e Câmara de Vereadores.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 06-03-2020[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”15617,15618,15619,15620,15621,15622,15623,15624,15625,15626,15627,15628,15629,15630,15631,15632,15633,15634,15635,15636″ img_size=”full” title=”Central de Monitoramento”][/vc_column][/vc_row]