[vc_row][vc_column][vc_column_text]O parque turístico ‘João Simão Garcia’ contará com sistema de monitoramento de vídeo. As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos como quiosques, orla e portaria. Um dos objetivos dessas instalações é inibir ação de vandalismo e oferecer segurança aos frequentadores da prainha.
Na primeira etapa serão instaladas 32 câmeras próximo aos novos quiosques, com a utilização de 2 quilômetros de fibra óptica. O sistema oferecerá duas novidades aos moradores e turistas. A primeira é a instalação de câmeras para verificar o limite da área de banho, caso o frequentador ultrapasse, um alarme será tocado na central e também se uma embarcação acessar o espaço dos banhistas.
O segundo ponto é a implementação do sistema de reconhecimento facial e de placas do programa Detecta. Isso permite que a Polícia Militar e Civil recebam informações de inteligência para que possam acionar a viatura mais próxima ao local. Foragidos e carros roubados poderão ser reconhecidos pelo sistema.
De acordo com a Central de Processamento de Dados (CPD), uma central será montada no posto policial da prainha. As imagens também estarão no banco de dados da central de videomonitoramento inaugurada em março deste ano. Com isso, os turistas poderão ter horas de lazer e entretenimento em segurança e aproveitar com tranquilidade as águas limpas do rio Tietê, seja para banho ou pesca.
Segundo o gestor da central videomonitoramento, Marcos Antônio Zanelli, o Governo do Município está investindo em tecnologia para manter a segurança dos moradores e evitar vandalismo em prédios públicos da cidade. Para ele, o sistema de vigilância também ajuda na educação da população, no fortalecimento do turismo e no interesse de novos investidores para a cidade.
“As lentes das câmeras já flagraram irregularidades e isso ajuda a Polícia Militar em ações de prevenção e de combate ao crime, além disso, a meta é instalar novas câmeras pela cidade, isso inclui o parque turístico João Simão Garcia que também contará com monitoramento de vídeo”, informou.
O município de Buritama já ultrapassou o número de 400 câmeras instaladas em pontos estratégicos como em entradas da cidade, escolas, praças, unidades de saúde, Fundo Social, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro Cultural, entre outros prédios. No final de julho, o Governo do Município fixou equipamentos de monitoramento na via de acesso Francisco Feroldi.
De acordo com o Governo do Município, nos últimos três anos e meio, além das câmeras, a cidade reafirmou o compromisso com a Polícia Militar para o desenvolvimento da atividade delegada, da central de monitoramento e da Patrulha Rural. Nos feriados prolongados a prainha chega a receber cerca de 10 mil turistas, durante os finais de semana, o local atinge a marca de 3 mil frequentadores. Com a pandemia do novo coronavírus, o local permanece fechado.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 12-08-2020[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”16888,16889″ img_size=”full” title=”Monitoramento de vídeo”][/vc_column][/vc_row]