quarta-feira , 3 julho 2024
Home Geral Buritama participa de oficina preparatória da Defesa Civil

Buritama participa de oficina preparatória da Defesa Civil

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Os brigadistas e voluntários de Buritama participaram na terça-feira, 4, da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem e a Formação de Brigadas Municipais em Combate a Incêndios em Coberturas Vegetais. O evento ocorreu no auditório da UNIP. O treinamento foi organizado pela CEDEC (Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo), por meio da Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Interior-9. Representaram o município os brigadistas Jaime Sampaio, Arildo Gonçalves, Rafael Junior, Márcio Almeida, Vitor Ferreira e os voluntários Stella Cardoso, Flávia Amanda, Élvis Alessandro e Maria Xavier.

Participaram representantes dos 43 municípios que compõem a área de atendimento do 20º Grupamento de Bombeiros, com sede em Araçatuba. O evento garante pontuação para a certificação ambiental no programa Município Selo Verde Azul. O objetivo é propagar a prevenção e contar com uma equipe para atender situações emergenciais dentro do município.

“A formação dos brigadistas, principalmente neste período de seca que vai de abril a agosto, no qual se observa aumento das queimadas e limpeza de terrenos, práticas proibidas, e a capacitação para combate e prevenção é de grande valia para a população, diminuindo até os problemas respiratórios comuns nesta época”, afirmou o soldado da Polícia Militar, Jonas Henrique do Nascimento Alves.

Ele citou ainda que os brigadistas e voluntários de Buritama se destacaram no evento. “Pelo amplo conhecimento dos materiais e técnicas utilizadas no combate, pois a equipe tem treinamento rotineiro na base comunitária de Buritama, inclusive, em incêndios estruturais, veiculares, salvamento em altura e terrestre e acidentes de trânsito com vítimas nas ferragens”, comenta.

A formação contou com palestras e exercícios práticos realizados por representantes da CEDEC, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), da Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros. Para pontuar no programa Município Verde Azul, o município precisa comprovar a participação.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”1791,1792,1793,1794″ img_size=”full” title=”Oficina preparatória da Defesa Civil”][/vc_column][/vc_row]