O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou na quarta-feira (7), na Câmara Municipal, a 3ª reunião de planejamento e acompanhamento do censo demográfico de 2022, em Buritama. O objetivo foi apresentar cada etapa da operação censitária. A conclusão dos dados com resultados de população e domicílios estão previstos para serem apresentados no dia 28 de junho.
Para realizar o censo demográfico foi preciso fazer planejamento da operação e contar com apoio dos municípios. Durante a coleta, foi feito acompanhamento e aperfeiçoamento dos trabalhos, até chegar a conclusão dos dados. As reuniões contaram com representantes do município, entre eles, diretores, vereadores e organizações da sociedade civil.
Segundo a engenheira agrônoma da Casa da Agricultura, Patrícia Yaiko Nakatu Duarte, durante a reunião foram apresentados dados preliminares de domicílios e o quantitativo de pessoas no município. “Os dados são fundamentais para se trabalhar ações no município, tendo em vista números que poderão nortear projetos na área rural e dentro da cidade”, comentou.
Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o censo demográfico é uma importante ferramenta para nortear melhorias na saúde, educação, saneamento e infraestrutura. “Estamos ansiosos para a divulgação dos dados completos, já que poderemos ver o quanto a cidade cresceu e com base nos números nortear novas políticas públicas para atender a necessidade das pessoas””, concluiu o prefeito Rodrigo.
O Censo
O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE, e a última foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.
A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19 naquele ano. Em 2021, um novo adiamento por conta de falta de recursos do governo.
Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores – idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.
Publicação: 14-06-2023 – às 08h45