O cultivo de bucha vegetal é uma alternativa de renda para o pequeno produtor e uma outra opção é utilizá-la no artesanato. Durante três dias, um grupo de mulheres participaram da oficina de artesanato em bucha vegetal (utilitários e decorativos) com a instrutura Olga Pantolfi Bortoletti.
Nas aulas, as participantes confeccionaram peças decorativas como anjos, bonecas, flores e chinelos. No primeiro semestre, já foram oferecidos cursos gratuitos nas áreas de viticultura, turismo rural e artesanato em fibra de bananeiras.
Para a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, o trabalho artesanal é gratificante e tem uma procura no mercado. Segundo ela, é uma oportunidade para ganhar um dinheiro extra e de iniciar em um novo ramo.
“Em tempos de crise econômica e dificuldades financeiras, é fundamental se reinventar, portanto, essa oficina foi uma chance para aprender um novo ramo dentro do artesanato e uma possibilidade de geração de renda e complementar as finanças dentro de casa”, completou Luciene.
A capacitação foi realizada pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com apoio do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), em parceria com o Governo do Município de Buritama, por meio do Departamento de Cultura.
Publicação: 20-06-2023 – às 10h51