O Departamento de Cultura realizou ontem (23), evento especial para o Dia da Consciência Negra, celebrado na segunda-feira (20). O objetivo foi homenagear Zumbi dos Palmares, celebrar conquistas históricas e dar visibilidade à luta negra.
O Dia da Consciência é comemorado no dia 20 de novembro, em alusão à data em que ocorreu o assassinato do líder do Quilombo dos Palmares, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Assim, representado a causa e a consciência negra.
A programação do evento contou com a participação de Rosa Tereza Guerbas, Milton Batista Borges Junior e Silvio Cesar dos Santos. Foram apresentadas as personalidades na área artística, contexto histórico e um debate sobre as expressões racistas ditas no cotidiano.
De acordo com a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, o evento teve como meta trazer para a biblioteca pública um debate em alusão a data. “Nosso objetivo é ter um espaço de luta em favor do nosso povo afro-brasileiro, contra o preconceito e na busca por igualdade racial”, comentou a diretora ao salientar que a cultura e a educação ajudam a libertar, proteger e transformar a vida das pessoas.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.
Publicação: 24-11-2023 – às 08h46