terça-feira , 3 dezembro 2024
Home destaque Alunos da rede estadual visitam Usina Hidrelétrica em Promissão
destaqueMeio Ambiente

Alunos da rede estadual visitam Usina Hidrelétrica em Promissão

Alunos da escola estadual Oswaldo Januzzi participaram de visita monitorada na Usina Hidrelétrica de Promissão. O objetivo da ação foi promover educação ambiental e social em parceria com a Defesa Civil de Buritama. Os estudantes conheceram todo processo de produção de energia, viveiros de mudas e criação de alevinos.

A UHE de visitada tem uma capacidade de produção de energia de 264 megawatts por meio de três turbinas e tem um reservatório de 530 quilômetros quadrados. Sua estrutura fica dentro de uma área de proteção permanente e no local foi implantado o viveiro com capacidade para produção de 1 milhão de mudas de espécies nativas por ano e a psicultura para criação de alevinos com capacidade produtiva de 2,5 milhões de alevinos por ano.

Segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giancarlo Sanches Mestriner, é importante o engajamento dos alunos na preservação do meio ambiente. Para ele, o envolvimento e a sensibilização podem ajudar a transformá-los em cidadãos conscientes dentro do município.

“Os nossos jovens aprenderam sobre coleta e seleção de sementes, técnicas de plantio e procedimentos e projetos de reflorestamento, projetos de soltura de alevinos, além da parte operacional da geração de energia e reclusagem”, comentou o diretor ao citar que a usina é controla pela AES Brasil.

De acordo com Giancarlo, a AES Brasil tem um Termo de Compromisso de recuperação da fauna e da flora ao longo de toda a orla, a qual foi impactada pelas barragens de sua responsabilidade, inclui a barragem de Promissão e Nova Avanhandava instalada no município de Buritama, entre outras.

“É fundamental desenvolver uma ação integrada com o meio ambiente e garantir a democratização das informações ambientais, estimular e fortalecer uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social, nesse sentido, é possível cuidar e manter o equilíbrio do meio ambiente”, finalizou o diretor.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Foto: Divulgação

Publicação: 13-12-2023 – às 11h18

Related Articles

Capacitaçãodestaque

Curso de artesanato de bambu ofereceu capacitação e possibilidade de renda extra

O bambu pode virar móvel, artesanato e ser usado para construir casas....

Capacitaçãodestaque

Governo do Município abre 15 vagas para curso de culinária paulista; veja como participar

O Governo do Município, por meio do Departamento de Cultura, está com...

destaqueSaúde

Ritinha Prates entrega 20 cadeiras de rodas e banho para moradores

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV Ritinha Prates de Araçatuba entregou,...

destaqueFestival

Cantores encantam público na final do festival ‘Buritama tem talento’

A 5ª edição do Festival ‘Buritama tem talentos’ levou a arte da...

Tamanho da fonte