O Governo de São Paulo entregou nesta terça-feira (19) a certificação para 280 municípios pelo Programa Município Verde Azul. O município de Buritama manteve a certificação pelo segundo ano consecutivo e os diretores Giancarlo Sanches Mestriner (Planejamento e Desenvolvimento Econômico) e Wilton Rosalino Borges (Turismo) participaram da sessão solene realizada no Palácio dos Bandeirantes.
O programa busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.
Das 412 cidades participantes – cerca de 60% dos municípios paulistas –, 280 alcançaram os critérios estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A pasta estadual distribuiu certificações nas categorias Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação obtida em grupos de acordo com a população de cada município.
“A gente tem um grande desafio que é mostrar que a sustentabilidade não pode ficar no discurso. Transformar a sustentabilidade em plano, em ação, é o nosso grande desafio. E em um programa de incentivo, um município acaba estimulando o outro a melhorar a performance e os parâmetros de governança ambiental”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes.
O diretor Giancarlo Sanches destacou a importância do programa para o desenvolvimento de ações voltadas ao meio ambiente. “Sabemos que temos que avançar ainda mais na gestão ambiental, no entanto, estamos no caminho certo, para alcançar novas metas e garantir mais qualidade de vida e ambiental na cidade”, destacou.
Segundo o diretor Wilton Borges, o Programa Município Verde Azul é um exemplo de como se pode transformar a realidade das cidades. “A cada ano mais pessoas engajam e os resultados aparecem, principalmente a médio e longo prazo. Boas ações ao meio ambiente refletem positivamente no turismo”, ressaltou.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.
Publicação: 20-12-2023 – às 11h22
Foto: Governo de São Paulo (site oficial)