Em função da reportagem apresentada na TV Tem do dia 31/12/2017 sobre os motivos da não inauguração da Creche do Bairro Interlagos, o Governo do Município de Buritama, vem a público esclarecer o assunto.
A construção da creche municipal instalada no loteamento “Interlagos” iniciou em 05/08/2014 (ordem inicial de serviço), tendo sido recebida provisoriamente em março/2017 pelo Governo do Município de Buritama, e em definitivo, em agosto/2017.
A inauguração realizada pelo governo anterior, em dezembro/2016, foi apenas do prédio, sem aprovação ou liberação para seu funcionamento, mesmo porque ainda não tinha sido feita a licitação para compra do mobiliário e a entrega definitiva da creche.
Por outro lado, na vistoria efetuada no prédio, verificou-se problemas com a instalação elétrica, trincas e rachaduras nas paredes, os quais foram providenciados e feitos os reparos pela empresa responsável pela obra, sendo que o término dos reparos aconteceu apenas em agosto/2017, após este período, a obra foi liberada em definitivo.
O Governo do Município de Buritama teve problemas com o fornecedor do mobiliário adquirido, os quais estavam fora das especificações, sendo que os mesmos foram entregues na forma correta apenas em outubro deste ano.
Sobre o concurso público nº 01/2016, mencionado na reportagem, está dentro de seu prazo de vigência, porém, está sob investigação do Ministério Público através de inquérito civil, motivado por denúncias de supostas fraudes praticadas durante a realização do concurso. Nesse pormenor, vale salientar que mesmo sabendo quando ocorreria o término da construção da referida creche, não constou deste concurso público as respectivas vagas de professores de creche.
A Diretora de Educação está elaborando remanejamento de funcionárias para verificar a possibilidade de preenchimento dos cargos para a nova creche, mas será necessária a realização de concurso para suprir todas as vagas, cujo processo será feito no início de 2018.
O Governo do Município de Buritama tomou e está tomando todas as providências para que a nova creche seja inaugurada o mais breve possível, para atendimento à população que aguarda por mais este espaço de acolhimento às crianças de nossa cidade.
Texto: Antonio Luiz Pelegrini – diretor de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente