quarta-feira , 3 julho 2024
Home Geral Buritama terá projeto para recolher óleo usado

Buritama terá projeto para recolher óleo usado

O Dia Mundial do Meio Ambiente só é comemorado no dia 5 de junho, porém atitudes simples no dia a dia podem colaborar para preservar o planeta, e este é o objetivo do projeto Bem + Economia que deseja dar o descarte correto do óleo usado e evitar o entupimento da tubulação e a poluição da água. O projeto foi criado pelo Bandeirante Supermercados e o lançamento acontece amanhã (7), às 9h.

O óleo vegetal ou animal usado pode ser entregue em qualquer recipiente descartável e o consumidor ganhará um frasco de 900ml de óleo de soja novo. O principal objetivo é evitar que as pessoas joguem o óleo de fritura usado no ralo da pia. Com o destino correto, evita-se danos ao meio ambiente, diminui a emissão de gases de efeito estufa e menos casos de desobstrução na rede de esgoto.

De acordo com o Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a iniciativa deve contribuir para eliminar o óleo jogado na pia. “O descarte errado, além de prejudicar o meio ambiente, atraem ratos e baratas nos esgotos, o que acarreta males à natureza e ao ser humano. É importante que cada buritamense faça sua parte e incentive vizinhos, parentes a familiares a aderirem a este projeto, onde todos nós sairemos ganhando”, disse o prefeito Rodrigo.

Como entregar o óleo

A conscientização é o primeiro passo para a preservação da natureza. Não sabe o que fazer com o óleo usado? Agora é simples. Basta coar o óleo já utilizado na cozinha e despejar em uma garrafa pet. É importante armazenar em uma garrafa limpa e seca e após juntar 4 litros, ir até o ponto de entrega e retirar seu óleo novo. O projeto atende a dois interesses: descarte correto do óleo usado e a retirada de garrafa pet da natureza. O Bandeirantes Supermercados está localizado na avenida Frei Marcelo Manília, 1231. Atende de segunda a sábado, das 8h às 21h e no domingo e feriados das 8h às 13h.

Bem + Economia

O projeto foi idealizado pelo Bandeirante Supermercados para conscientização da preservação do meio ambiente. “Tendo em vista nossa preocupação socioambiental, buscamos realizar um projeto que fosse diretamente relacionado com as donas de casa. Pesquisamos sobre o descarte de óleo ou gordura usados e vimos que poderíamos dar o destino correto a esse resíduo tão presente nos lares brasileiros”, explicou o analista de Marketing, Bruno Pereira.

Segundo ele, a intenção é aumentar a cada dia a coleta do óleo residual. “Nossa principal meta é conscientizar a população sobre o descarte correto, preservando o meio ambiente e proporcionando um benefício que é a troca pelo óleo de soja novo”, explicou.

Todo produto arrecadado pela campanha será recolhido pela empresa Green Ambiental que dará o destino correto. A empresa se compromete em preparar o resíduo e encaminhar para a produção de biodiesel, ração para suínos, massa de vidro nas indústrias químicas para a produção de plásticos, tintas, lubrificantes e desmoldantes para a indústria naval.

Informações (18) 3649-8888 Ramal 241 e falar com Bruno Pereira.

Texto: Assessoria de Imprensa