sábado , 23 novembro 2024
Home Saúde Saúde promove evento para discutir ações de combate as Arboviroses
Saúde

Saúde promove evento para discutir ações de combate as Arboviroses

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Departamento de Saúde realizou hoje (16) formação com o tema “Fortalecimento das ações de combate às Arboviroses”. Participaram profissionais de saúde, representantes do conselho municipal, vereadores e moradores de Buritama, ao todo 80 pessoas discutiram ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Entre os assuntos, o público pode entender Clínica das Arboviroses, diagnóstico e tratamento; Situação Epidemiológica Municipal das Arboviroses e trabalho do controle vetorial e trabalho de campo desenvolvimento pela equipe. Os temas foram abordados pela médica Renata Chitomi Onishi, Milenne Ura Dias – Diretora Técnica II do Grupo de Vigilancia Epidemiológica XI (GVE XI) Araçatuba-SP e Tania Mara Tomiko Suto Agente Técnico de Saúde da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) Araçatuba.

A capacitação, conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mirlene Cristina de Freitas Garcia, quer alertar os profissionais sobre os perigos das doenças e reforçar o trabalho em conjunto, com as agentes comunitárias, enfermeiros e equipe médica. O primeiro trabalho é a conscientização da população para eliminar os criadouros do mosquito durante todo ano.

“Considerando que o controle das arboviroses é um desafio para a saúde pública do País, amplamente distribuído no território nacional, a população brasileira encontra-se exposta a infecção por esse arbovírus e não seria diferente em nosso município”, disse a enfermeira.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde, Edilson Carlos Paiva, o controle do Aedes depende da parceria entre poder público e moradores. “O morador deve se conscientizar que é simples combater o mosquito Aedes, basta manter sua casa sem criadouros, os esforços mútuos são imprescindíveis para que a doença não apareça no município”, disse ao acrescentar que “caso haja suspeita da doença o morador deve ir imediatamente a uma Unidade de Saúde”, concluiu.

ORIENTAÇÕES

Tampar bem a caixa de água;

Trocar a água de animais de estimação ao menos três vezes por semana;

Não deixar lixo jogado;

Limpar as calhas de água;

Limpar as piscinas;

Colocar areia nos pratos de plantas;

Trocar a água das bromélias com um jato de água forte ao menos duas vezes por semana.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

 

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”8555,8556,8557,8558,8559″ img_size=”full” title=”Capacitação contra as arboviroses”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

destaqueSaúde

Buritama realiza Dia D de vacinação contra poliomielite e gripe

O Departamento de Saúde realiza neste sábado (8), o Dia D de...

destaqueSaúde

Saúde realiza trabalho educativo em escolas para combater a dengue

Mesmo durante o período de estiagem, os casos de dengue estão aumentando...

destaqueSaúde

Campanha contra gripe tem Dia D neste sábado

Para reforçar a campanha nacional contra a gripe, o Governo do Município...

destaqueSaúde

Confira quem pode receber a vacina da gripe nos postos de imunização de Buritama; ‘Dia D’ será realizado em 13 de abril

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) teve início oficial...

Tamanho da fonte