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Festival gastronômico é uma oportunidade para o pequeno empresário aumentar o faturamento

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A ideia de criar o 1º Festival Gastronômico aguçou a criatividade dos alunos do curso de Turismo Rural. Até poderia ser chamado de aula, no entanto, para um bom observador todos os detalhes, desde a decoração, até os pratos à base de peixe, foram criados para despertar no empresário uma nova oportunidade de faturamento.

O município de Buritama é banhado pelo rio Tietê, rio Santa Bárbara e Palmeirinha e nestes locais é possível encontrar peixes, uma das principais joias do interior paulista. O turismo rural é uma modalidade em expansão no Brasil e atrai a atenção de quem deseja sair da rotina e curtir a tranquilidade e as belezas do campo.

Ao pensar na criação do evento, foram convidados empresários do ramo de alimentos e hotelaria e o objetivo foi despertar no público a oportunidade de explorar as riquezas oferecidas pela natureza e também de sensibilizar os alunos na elaboração de um plano para identificar o potencial turístico da região.

“Que os alunos entendam o planejamento, elaboração e avaliação de um evento e entendam todos os seus meandros, por isso este chamado evento não passa de uma aula prática sobre evento e gastronomia”, explicou o turismólogo e instrutor do Senar, Antônio Carlos Covolan, ao dizer que o festival foi planejado e executado por 20 alunos do curso para demonstrar novas opções para a gastronomia.

A oportunidade foi dada e os empresários podem avaliar o mercado e estruturar um evento, tendo o peixe, como prato principal. A ideia é unir natureza, pesca esportiva e comida caseira. “A proposta é mostrar aos convidados um pouco do trabalho do programa de turismo rural e o cardápio à base de peixe”, diz Covolan.

O trabalho foi dividido por funções e aptidões, conforme as habilidades dos alunos. Envolveu temas como decoração, preparo do cardápio, higienização, entre outros temas abordados pelo curso. “A metodologia do Senar orienta o desenvolvimento da aula”, sintetizou o instrutor, ao acrescentar que o último módulo do curso é a consolidação do programa de turismo rural.

Segundo o empresário do ramo de hotelaria, Luciano Cesar Batista, o Festival Gastronômico superou expectativas. Ele comentou que no próximo ano deve abrir um restaurante no hotel e o peixe poderá ser uma das opções no cardápio. “Com certeza devemos explorar dentro da alimentação o peixe e o evento foi muito bacana e proveitoso, salientou Batista.

Para o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges, todo aprendizado oferecido pelo curso de Turismo Rural poderá se transformar em oportunidades para o mercado. “Quando as potencialidades são identificadas é possível criar novos empreendimentos turísticos. Após conseguir o título de município de interesse turístico, a cidade trabalha para ser estância turística, além de mais recursos, novas atividades podem surgir e garantir lucro a quem souber investir no turismo”, explicou.

A capacitação é realizada pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com apoio do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), em parceria com o Governo do Município de Buritama e Casa da Agricultura.

ORGANIZADORES

Pensando no resgate das raízes agrárias e a valorização da paisagem natural, os alunos do curso de Turismo Rural realizaram ontem (22), no Castelinho Eventos, o 1º Festival Gastronômico à base de peixes de Buritama. Para viabilizar novas oportunidades no mercado, o evento valorizou uma das iguarias mais encontras na região noroeste paulista: a Tilápia. O cardápio contou com isca de Tilápia frito, croquete de peixe, filé de corvina ao molho de requeijão, filé de Tilápia frito, pirão, salada de tomate cereja, bebidas e sobremesas (sagu de abacaxi e manjar de laranja).

Para Beatriz Ferrari Goulart, presidente da Associação dos Artesãos de Buritama (AARTEB), o evento ofereceu informações sobre toda a estrutura e apresentação para o público. O objetivo foi mostrar aos empresários e autoridades o potencial do município em criar um evento gastronômico, envolvendo pratos típicos da região, além de apresentar atrações culturais e exposição de artesanatos produzidos na cidade.

“O conteúdo foi muito além do âmbito rural, pois nos mostrou a responsabilidade que a população carrega ao fazer parte de uma estância turística. Desde receber o turista, atender todas as suas necessidades e ainda superar as expectativas, fazendo com que o turista volte e ainda espalhe o quanto foi bem recebido em nosso município. Muito antes de pensar em aplicar o conteúdo, precisamos conscientizar a população sobre o zelo e cuidados com o município, bem como o tratamento aos turistas”, disse Beatriz.

Lucas Viana do Carmo, encarregado do setor de Eventos de Piacatu, disse que foi gratificante participar do festival. Foram horas de trabalho para colocar em prática o aprendizado. “É hora de mostramos do que somos capazes como uma boa instrução, temos como objetivo incentivar a gastronomia local descobrir e desenvolver novos pratos na região, assim como valorizar este evento na cidade, para que ele se torne um referencial na área de gastronomia”, contou.

Para o organizador de eventos, o turismo rural é um setor em crescimento. “É uma área muito promissora para renda no futuro, renda, formação de pessoas, formação de gestores e o desenvolvimento financeiro, é uma área que tem muito a crescer e precisa de uma atenção a crescer e ela tem muito potencial”, sintetizou.

De acordo com Fausto Takashi Watanabe, servidor municipal, o festival gastronômico para o município se dá por conta que os pratos principais são feitos à base de peixe da região. O produto pode gerar oportunidades de negócios para moradores de Buritama e região: produtor, pescador e também para os turistas que possam apreciar comidas típicas com qualidade.

“O curso de Turismo Rural está sendo excelente, pois aprendemos a valorizar as paisagens e lugares maravilhosos que nosso município possui, e podendo ser agregado junto ao MIT – Município de Interesse Turístico -, explorando com responsabilidade e gerando renda e turistas para o nosso município, sendo que a atividade turística em nosso município é o caminho certo para gerar empregos e melhorias para a nossa população”, concluiu Watanabe.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 22-11-2018[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”9529,9530,9531,9532,9533,9534,9535,9536,9537″ img_size=”full” title=”Festival Gastronômico”][/vc_column][/vc_row]

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