[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Divisão de Vigilâncias realizou na terça-feira (14), nos bairros Livramento, Alvorada e conjunto habitacional Horácio Rodrigues Goulart, vacinação em cães e gatos. Participaram 15 funcionários e ação antirrábica atingiu 216 cães e 44 gatos. Nos dias 18 e 25 de novembro acontece mais uma mobilização para evitar que os animais contraiam a doença. O procedimento é gratuito e acontece também de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h, na Casa da Agricultura, até o dia 30 de novembro. É obrigatório a apresentação da carteirinha de vacinação do animal.
A estimativa do Departamento de Saúde é vacinar 3.462 animais, entre cães e gatos. Até a última terça-feira, 1.523 cães e 505 felinos já haviam sido imunizados. Todos os cães e gatos a partir dos 03 meses de vida devem ser vacinados, inclusive fêmeas no cio, gestantes e lactantes, apenas bichos doentes não receberão as doses.
O animal deve ser levado por um adulto. Os cães devem usar coleira e guia, enquanto os felinos precisam ser transportados em caixas próprias para segurança tanto do bicho quanto do proprietário, além dos profissionais da ação. “A raiva é uma doença transmissível. É caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como por exemplo, morcegos, infectados. A adesão da população à Campanha é importante para que a raiva permaneça sob controle”, disse o coordenador da Divisão de Vigilâncias, Luiz Carlos Dias.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”5023,5024,5025,5026,5027,5028″ img_size=”full” title=”Vacinação contra a raiva em cães e gatos”][/vc_column][/vc_row]