segunda-feira , 23 dezembro 2024
Home Saúde Febre amarela não é culpa dos macacos e eles não devem morrer por isso
Saúde

Febre amarela não é culpa dos macacos e eles não devem morrer por isso

Os Macacos não transmitem febre amarela para o homem. Eles são os primeiros a adoecer, por isso nos alertam do perigo. Ao encontrar um macaco morto, seja a carcaça ou ossos do animal, comunique imediatamente a Divisão de Vigilâncias. O animal será recolhido para análise. Macaco morto é sinal de alerta. Não toque no animal, não enterre ele. Evite que crianças, outros animais ou curiosos se aproximem e aguarde a chegada de um técnico do serviço de saúde.

Como assim?

Na verdade, os macacos, assim como os seres humanos, são vítimas da doença, que pode levar a óbito. Os macacos não são causadores da febre amarela. Não há como vacinar os macacos que vivem em áreas de mata, diferente do que ocorre com os humanos, que podem ser vacinados.

Na verdade, no ciclo silvestre da febre amarela, os macacos são os principais hospedeiros do vírus, mas os vetores, ou seja, aqueles que carregam o vírus e o transmite, são os mosquitos com hábitos estritamente silvestres, que vivem nas matas. Durante essa fase do ciclo, o ser humano pode se tornar um hospedeiro acidental, quando ele entra em áreas de mata e é picado pelo mosquito que carrega o vírus.

Já no ciclo urbano, quando a febre amarela passa a acometer as pessoas, o homem é o único hospedeiro. Uma pessoa contaminada é picada pelo mosquito Aedes aegypti (sim, ele mesmo!), que pode picar outras pessoas e a contaminação pode ganhar outras proporções. O principal reservatório é o mosquito. O macaco se tornou apenas um hospedeiro na mata, assim como o ser humano nas cidades.

Preservação

De acordo com a Divisão de Vigilâncias é preciso pensar em todas as espécies de macacos como guardiões, ou seja, encontrar esses animais mortos ao redor de áreas de mata pode indicar a presença do vírus na região, o que vai gerar a necessidade de campanha de vacinação nas pessoas, antes que ocorram casos humanos da doença.

A preservação dos macacos é essencial para a prevenção da febre amarela. Os macacos não devem ser mortos por conta da febre amarela. Pelo contrário, afinal, existe vacina gratuita que imuniza todos que a tomam. Não há qualquer razão para matar os macacos. Denuncie caso saiba ou presencie a morte ou tentativa de morte de macacos, pois se trata de crime ambiental.  A Divisão das Vigilâncias está localizada na rua Rio Preto, 755 – Centro. Informações: (18) 3691-3782

Vacinação

O Departamento de Saúde realiza de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na UBS III (Unidade Básica de Saúde) ‘Jaime Pinto Cunha’, vacina contra a febre amarela. A dose é feita durante todo o ano e é preciso apresentar a caderneta de vacinação. 

Texto: Divisão de Vigilâncias

Foto: Assessoria de Imprensa

Related Articles

destaqueSaúde

Ritinha Prates entrega 20 cadeiras de rodas e banho para moradores

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV Ritinha Prates de Araçatuba entregou,...

destaqueSaúde

Buritama realiza Dia D de vacinação contra poliomielite e gripe

O Departamento de Saúde realiza neste sábado (8), o Dia D de...

destaqueSaúde

Saúde realiza trabalho educativo em escolas para combater a dengue

Mesmo durante o período de estiagem, os casos de dengue estão aumentando...

destaqueSaúde

Campanha contra gripe tem Dia D neste sábado

Para reforçar a campanha nacional contra a gripe, o Governo do Município...

Tamanho da fonte