[vc_row][vc_column][vc_column_text]Antes de conhecer as palavras, elaborar frases e ter a responsabilidade de tirar boas notas, as crianças precisam desenvolver a coordenação motora, linguagem e socialização, são competências que ajudam na vida escolar e ainda contribuem para a formação pessoal. Na prática, o projeto de dança e música da monitora Ester Maria da Silva, da creche Pró-infância Rubens Antônio Coco, estimula ações pedagógicas para manter o interesse da criança na educação.
Alunos de 4 a 5 anos participam de atividades lúdicas, jogos para ajudar no raciocínio lógico e memorização, aguça também a criatividade, a imaginação e instiga a percepção auditiva, visual, expressão oral e corporal. Os jogos e brincadeiras compõem as atividades diárias da creche. O projeto, segundo Ester, trabalha para garantir o desenvolvimento da autonomia e a construção da identidade das crianças.
Ela explicou que os alunos aprendem a respeitar regras, discutir, inventar, criar e a transformar as atividades em aprendizado. “Funciona com atividades diversificadas, com proposta de aprendizagem através de datas comemorativas com apresentação de dança e música e também trabalho com jogos e brincadeiras musicais, como quebra-cabeça e musicalização com libras e batuque de mesa”, comentou.
As atividades de dança, musicalização, jogos, brincadeiras e artes são realizadas desde 2011. Ester listou cinco benefícios para os participantes: tátil (sensação do toque), visual (movimentos e transformá-los em ato), afetivo (emoções e sentimentos), cognitivo (raciocínio, ritmo e coordenação) e motor (coordenação motora, associada ao equilíbrio e flexibilidade). O projeto conta com 30 alunos, divididos em dois períodos.
Mais do que passatempo, para Ester, as brincadeiras e todas as atividades pedagógicas desenvolvem nos pequenos o desenvolvimento pessoal e intelectual. “Incentiva a criação de movimentos e o prazer pela construção do conhecimento. No momento em que ela se diverte a aprendizagem acontece, as crianças se soltam, deixam sua liberdade fluir e a criatividade toma conta do saber espontâneo”, comentou.
Silva frisou que as roupas usadas nas apresentações de datas comemorativas são confeccionadas por ela. Além de ser pedagoga, possui formação em música e artes visuais. Este ano já foram realizadas show no carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães. A próxima produção está prevista para junho, com organização de danças caipiras para comemorar festa junina e Copa do Mundo.
“Tenho percebido muitas mudanças, principalmente em questão da autoestima. Auxilia o desenvolvimento da criança a se expressar melhor, ter mais noção de espaço e lateralidade, melhorando a disciplina, a socialização e concentração. Me sinto realizada e feliz a cada apresentação”, finalizou.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”7137,7138,7139,7140,7141,7142,7143″ img_size=”full” title=”Projeto de alfabetização”][/vc_column][/vc_row]