segunda-feira , 23 dezembro 2024
Home Cultura Participantes poderão compor músicas e aprender sobre a cultura dos povos
Cultura

Participantes poderão compor músicas e aprender sobre a cultura dos povos

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A oficina “Diversidade Rítmica, Instrumentos e Criatividade” começou na terça-feira (4), no anfiteatro do Centro Cultural. Os participantes vão aprender questões técnicas a fim de estimular sua criatividade. Ritmos do Brasil, Peru, Cuba, Jamaica e EUA vão compor os encontros até o dia 18 de setembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na biblioteca municipal. Vagas limitadas e por ordem de inscrição.

Os instrumentos musicais utilizados resgatam a cultura de um povo e o público poderá apreciar melodias do cajon, pandeiro, tamborim, carreata, queixada, bandeirola, pau de chuva, surdo, bateria, triângulo, agogô, entre outros. Os professores Daniel Freitas e Cristiano Pereira da Silva vão mostrar a diversidade rítmica das Américas e a miscigenação cultural dos povos perpetuadas por milhares de anos. No Brasil, são encontrados cerca de 300 ritmos e a ideia é despertar nos participantes a curiosidade em conhecer a história e o quanto o instrumento pode oferecer durante uma apresentação.

De acordo com Freitas, o curso é voltado para a criatividade. “Temos uma musicalidade dentro da gente e isso pode ser desenvolvido. Às vezes a pessoa tem medo do instrumento e a intenção é desmistificar, como se o instrumento fosse a extensão do próprio corpo”, disse ao acrescentar que os alunos vão poder se expressar, compor, criar e se comunicar musicalmente com a diversidade rítmica da América.

A oficina propõe também, conforme Freitas, despertar a consciência sobre a importância da música na sociedade. Ele parafraseou, ao dizer que “quer conhecer a história de um povo, comece pela música”. Citou ainda que a música é provada pelo tempo, o que é de qualidade sobrevive. “A música é uma linguagem universal. Faz parte de nós. Não dá para imaginar o mundo sem música. Ela provoca reações dentro do organismo. Libera hormônios. As pessoas passam a ter uma consciência sobre a nossa cultura”, contou.

Rodrigo Claudio Ribeiro, um dos inscritos da oficina, comentou que toca cajon na igreja e deseja se aperfeiçoar mais no instrumento. “O curso para mim é uma oportunidade para aprender mais ritmos, além do que possa saber”, frisou.

A participante Waldelice de Fátima de Oliveira disse que sempre teve vontade de aprender a tocar um instrumento musical. Era de São Paulo e voltou a morar no interior e não perde as capacitações oferecidas pelo Departamento de Cultura e Turismo. “O curso para mim é de suma importância. Os professores são excelentes, com suas dinâmicas e respeito com os alunos, sei que aprendo coisas novas, me motiva e ajuda na prevenção de doenças como Mal de Parkinson”, encerrou.

Para o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges, a oficina gratuita garante aprendizado e a possibilidade de conhecer novos ritmos. “A música vai além das notas, melodias e harmonias. Ela está ligada diretamente conosco, perpassa nossos sentimentos, pensamentos e ações, até nossas escolhas na vida, nesse sentido, quem está fazendo este curso poderá ter outra visão do que significa a música para o artista”, concluiu.

Segundo a responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, Luciene de Oliveira Santos, a oficina busca ampliar o conhecimento e os participantes vão ter acesso a cultura de outros povos: tudo ligado à música. “O município conta com muitos talentos e a oficina é uma oportunidade para aprender e compreender melhor os conceitos musicais dos instrumentos”, explicou Luciene.

A capacitação é oferecida pela Oficina Cultural e Poiesis (Organização Social da Cultura). Conta com a parceria do Departamento de Cultura e Turismo e apoio do Governo do Município de Buritama.

SERVIÇO

Diversidade Rítmica, Instrumentos e Criatividade. São três encontros (4/11/18 de setembro), das 19h às 22h. Biblioteca Municipal (Praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro). Atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Inscrição gratuita (vagas limitadas, por ordem de chegada). Informações: (18) 3691-1740.

MINICURRÍCULO – Daniel Freitas é músico profissional há 20 anos, graduado em Educação Musical, educador e professor de bateria e percussão, compositor, músico de estúdio, produtor de eventos culturais e Presidente da ALMA (Associação Livre dos Músicos de Araçatuba). Tem recebido diversas premiações e críticas positivas das mídias especializadas (revistas, sites, jornais, televisão) com seus projetos na área musical. Escreveu um método de bateria com três níveis (básico, intermediário e avançado) e um método de cajón inédito no Brasil “O cajón, suas histórias e seus sons” e que foi lançado pela editora Musical Concept. Também desenvolve pesquisas e escreve artigos sobre a musicoterapia e neurociência.

MINICURRÍCULO – Cristiano Pereira da Silva, de Araçatuba, descobriu sua paixão pela bateria que virou seu passatempo preferido iniciando seus estudos no conservatório Santa Cecília, onde se formou e também lecionou bateria. Estudou no Conservatório Dramático Musical Carlos de Campos em Tatuí onde frequentou os cursos de MPB, jazz, composição e arranjos ministrados pelo professor Mário Campos, e é formado em Educação Musical pela UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos). Atualmente Silva trabalha como Educador Musical no Projeto Guri e faz pós-graduação em Educação Musical. Possui formação endorsee da marca de bateria Gretsch, pratos Soultone, pedais Axis e é integrante do Grupo de Percussão Experimental 12Mãos (endorse Pithy Cajons), grupo reconhecido internacionalmente pela inovação na concepção de peças para Cajón e produção de videoclipes, tendo realizado com este grupo oficinas e participado do renomado Festival Internacional de Cajons e Percussão de Lima, no Peru.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”8754,8755,8756,8757,8758,8759″ img_size=”full” title=”Oficina de diversidade rítmica”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

CapacitaçãoCultura

Cultura abre inscrições para curso gratuito de artesanato em bambu

Estão abertas as inscrições para o curso de artesanato em bambu. As...

Culturadestaque

Crianças aprendem a montar um teatro de sombras

Crianças aprenderam as técnicas para elaborar um teatro de sombras durante oficina...

Culturadestaque

Teatro de sombras será tema de oficina gratuita no Centro Cultural

Teatro de sombras animado será tema de oficina na próxima quinta-feira (7),...

Culturadestaque

Show infantil com princesas e super-heróis agita a programação especial no mês das crianças

Em um show especial para comemorar o mês das crianças, o Departamento...

Tamanho da fonte