domingo , 22 dezembro 2024
Home Cultura Cultura oferece oficina de “Filme Pintado”
Cultura

Cultura oferece oficina de “Filme Pintado”

O Departamento de Cultura e Turismo está com inscrições abertas para a oficina “Filme Pintado”, com Carlos Frederico (Kaká) que é filme-designer, educador e programador. Podem participar crianças a partir de 8 anos. São oferecidas 20 vagas, por ordem de inscrição. A ideia é fazer um filme em um dia, sem câmera, utilizando pincel, tinta e projetor. A oficina é gratuita e acontece no anfiteatro municipal “Elídio Rodrigues” no dia 17 de outubro, a partir das 13h.

Para fazer a inscrição é necessário comparecer à biblioteca municipal “Prof. Oswaldo Januzzi” (praça Dom Lafaiete Líbano, 16, Centro), com o pai ou responsável para se matricular na oficina. O Filme Pintado deseja estimular o contato com a materialidade da película (filme super 8mm) com a cor e principalmente com a criação comum.

Segundo Luciene de Oliveira Santos, responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, a proposta é uma aventura para realização de imagens de um filme que surja do tato, dos gestos e da nossa intuição. “A oficina é interativa, além de ser uma oportunidade para estimular a criatividade das crianças”, disse ao concluir que a capacitação é oferecida pelo Pontos Mis, conta com a parceria do Departamento de Cultura e Turismo e apoio do Governo do Município de Buritama.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (18) 3691-1740, pelo e-mail [email protected], ou no prédio da biblioteca municipal que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.  

MINICURRÍCULO – Kaká é filme-designer, educador e programador. Seus filmes, video-instalações e textos foram expostos em festivais, museus e galerias como Pantalla Global CCCB-Barcelona; Museo San Telmo -San Sebastián-Espanha; EAC (Espacio de Arte Contemporaneo) Montevideo-Uruguai; 13 Bienal de Artes Mediales (Temblor) Chile; Berwick Film & Media Fesitival-Reino Unido; Revista ArtContexto- Brasil; 19 Fest CurtasBH-Brasil; CantorGallery, Massachusetts – USA; VisArts– Frame & Frequency 3– Rockville- USA; CCEG- Centro Cultural España-Guatemala; La Darsena – Argentina; Sala Nordeste -MinC- Recife; Museu da Imagem e do Som (MIS)- São Paulo; Dobra Festival Internacional do Cinema Experimental- Cinemateca MAM- Rio de Janeiro entre outros. Coordenou o projeto Fazer o Mundo Fazendo Video (2014-2016) patrocinado pela Petrobrás, a ação formativa SSS- Irmã Menor do Sul (prêmio Public Air Space) e como educador ministrou cursos junto aos Guarani Mbyas (Ventana a la BioDiversidad/Ibercultura Viva); Filmagem e Revelação em Super-8mm na Casa Ranzini; Cinema Experimental e a Produção do Espaço no IAB-São Paulo, além da Oficina de Filme Pintado em programas educativos e em festivais.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Related Articles

CapacitaçãoCultura

Cultura abre inscrições para curso gratuito de artesanato em bambu

Estão abertas as inscrições para o curso de artesanato em bambu. As...

Culturadestaque

Crianças aprendem a montar um teatro de sombras

Crianças aprenderam as técnicas para elaborar um teatro de sombras durante oficina...

Culturadestaque

Teatro de sombras será tema de oficina gratuita no Centro Cultural

Teatro de sombras animado será tema de oficina na próxima quinta-feira (7),...

Culturadestaque

Show infantil com princesas e super-heróis agita a programação especial no mês das crianças

Em um show especial para comemorar o mês das crianças, o Departamento...

Tamanho da fonte