terça-feira , 24 dezembro 2024
Home Saúde Saúde realiza palestra sobre prevenção aos escorpiões no CRAS
Saúde

Saúde realiza palestra sobre prevenção aos escorpiões no CRAS

Para conscientizar os participantes dos projetos Bolsa Família e Renda Cidadã, o Departamento de Saúde realizou ontem (18), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), de Buritama, palestra sobre prevenção e combate aos escorpiões. Objetivo da palestra é levar informações e transformar os moradores em multiplicadores para reduzir a cada ano o número de acidentes com escorpiões. Para evitar novos casos, leia o quadro ‘Avalie sua Residência’ e veja como você pode proteger sua família.

Segundo dados da Divisão de Vigilâncias, no ano passado foram registrados 150 acidentes com escorpiões, sendo 74 na cidade e 76 em propriedades rurais. Este ano já foram notificados 41 casos, com 16 acidentes na zona urbana, 23 na zona rural e 2 casos registrados de pacientes da região de Araçatuba atendidos na Santa Casa de Buritama.

A palestra contou com a participação dos agentes de Saneamento Luiz Carlos Dias e Luciana Seraphin, e da agente de Saúde Adriana Gomes Vieira. Dias comentou que o clima quente é propicio para encontrar escorpiões. “Os animais ficam onde há acúmulo de lixo, materiais de construção como telhas, tijolos e madeiras. É preciso que cada morador tenha consciência e deixe sua residência limpa. Ações simples podem ajudar no combate aos escorpiões e também controlar o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika”, destacou.

Luiz comentou também que a população deve ficar atenda às saídas de esgotos, aos ralos e às caixas de gordura. “Os animais peçonhentos procuram estes locais para se alimentar, principalmente de baratas e outros insetos”, frisou. Outro ponto citado pelo agente foi a preservação dos predadores naturais como sapos e lagartos. “Estes animais se alimentam dos escorpiões, se forem eliminados, prejudicam a cadeia alimentar e também aumentam a população dos animais peçonhentos”, sintetiza.

De acordo com Dias, não é recomendado o uso de veneno. “Considerando que o habito dos escorpiões de se abrigarem em frestas de paredes, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras, em fendas e rachaduras do solo, juntamente com sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, torna o tratamento químico ineficaz e causando uma falsa segurança, além disso, a ação não recomendada pelo Ministério da Saúde”, concluiu o agente.

A Divisão de Vigilâncias está instalada na Rua Rio Preto, no. 755, Centro. O atendimento acontece das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Informações pelo telefone (18) 3691-3782.

Avalie sua residência

  • Telas e ralos nas áreas internas e externas
  • Vedar frestas nas paredes, janelas, portas e piso
  • Instalar tampa em pontos de luz e caixas de fiação
  • Rebocar paredes e muros
  • Limpar e organizar depósito de materiais
  • Controlar a presença de baratas e outros insetos
  • Acondicionar bem alimentos e o lixo da casa
  • Providenciar limpeza de terrenos, quintas e jardins
  • Recompor tampas de caixas de gordura e de passagem
  • Retirar entulhos, pedras, madeira ou tijolos acumulados

Related Articles

destaqueSaúde

Ritinha Prates entrega 20 cadeiras de rodas e banho para moradores

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV Ritinha Prates de Araçatuba entregou,...

destaqueSaúde

Buritama realiza Dia D de vacinação contra poliomielite e gripe

O Departamento de Saúde realiza neste sábado (8), o Dia D de...

destaqueSaúde

Saúde realiza trabalho educativo em escolas para combater a dengue

Mesmo durante o período de estiagem, os casos de dengue estão aumentando...

destaqueSaúde

Campanha contra gripe tem Dia D neste sábado

Para reforçar a campanha nacional contra a gripe, o Governo do Município...

Tamanho da fonte