segunda-feira , 23 dezembro 2024
Home Assistência e Desenvolvimento Social Curso de cuidador de idosos prepara jovens para o mercado de trabalho
Assistência e Desenvolvimento Social

Curso de cuidador de idosos prepara jovens para o mercado de trabalho

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O curso de cuidador de idosos é um dos que mais crescem no país por causa do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Em Buritama, a capacitação conta com 25 alunos participantes do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD) oferecido pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa Frente de Trabalho.

A capacitação oferece conhecimentos sobre ética, direitos dos idosos, prevenção de quedas, cuidados com medicamentos, entre outros temas. O conteúdo programático é ministrado pelo fisioterapeuta Tallys Rodrigo do Carmo, com especialização em geriatria.

Segundo Tallys, o curso trabalha com o conceito do que é o envelhecimento e suas alterações físicas e psicossociais. Ele explicou que o curso atende as necessidades do mercado de trabalho. Durante as aulas teóricas os alunos aprendem também sobre higienização, alimentação, medicamentos, prevenção de doenças, atividades para o idoso e emergência domiciliar. Ele informou que a conclusão do curso está prevista para agosto, com entrega de certificados.

“Na maioria das vezes eles encontrarão idosos acamados por doenças neurológicas como AVC (Acidente Vascular Cerebral), Parkinson, Alzheimer. Algumas doenças respiratórias como pneumonia, enfisemas, bronquites, asmas. Outras ortopédicas, como artroses, artrites, fraturas e doenças reumáticas”, completou o fisioterapeuta.

De acordo com a aluna Thayná Aparecida de Medeiros, a motivação em participar do programa veio ao se deparar com um caso na família. Ela comentou que ainda não havia feito cursos relacionados à saúde, no entanto, cursa técnico em Administração no Instituto Federal de Birigui. “A maneira que o professor ajuda e explica nos ajuda a compreender o conteúdo. Tem muita coisa que ele mostra e ensina que achei que fazia certo, mas era errado”, comentou.

Para Ana Julia da Silva Almeida, o curso é uma oportunidade para buscar uma vaga no mercado de trabalho. “Eu resolvi participar porque tivemos essa motivação. O que mais me motivou foi o carinho que tenho pelos idosos. No momento já conclui o 2º grau e como disse graças à oportunidade eu consegui esse curso”, concluiu.

Mais informações na sede de CRAS, localizado na Rua Romeu Brito, 745 – Livramento, em Buritama, ou pelo telefone (18) 3691-2759. O setor atende de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. 

PROGRAMA

Em Buritama, o bolsista inserido no Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD) irá trabalhar quatro dias por semana, com carga horária de 6 horas e no quinto dia obrigatoriamente o participante faz um curso de qualificação ou alfabetização. Os participantes recebem um benefício de R$ 330 e uma cesta básica. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, em órgão público municipal ou estadual. As atividades começaram a ser desenvolvidas em novembro no ano passado.

O programa tem como objetivo proporcionar qualificação profissional e renda para os cidadãos desempregados, em situação de alta vulnerabilidade social, por meio de atividades produtivas no município. Segundo a diretora da Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, a ação é uma oportunidade para as pessoas que estão desempregadas, que além de receber um auxílio, participam da capacitação com oportunidades para serem inseridas no mercado de trabalho.

“O bolsista poderá realizar serviços de interesse da comunidade, sem vínculo empregatício e sem substituir o quadro de funcionários, ou seja, o morador poderá receber um auxílio e fazer parte de curso, além de fortalecer a sua autoestima, ele terá uma nova oportunidade para desenvolver suas habilidades e capacidades na capacitação profissional”, enfatizou Gislaine.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirley Zacarias dos Santos, os bolsistas poderão se capacitar e ter um auxílio. “É nosso desejo buscar meios para que isso aconteça oferecendo essas oportunidades na cidade. O programa é mais uma chance a juventude. É uma atividade social que deseja beneficiar os buritamenses”, contou.

De acordo com o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, gerar novos conhecimentos e oportunidades aos que precisam é contribuir com o avanço de Buritama. “A parceria gera novas condições, para que todos possam aprender atividades e profissões, diante da dificuldade, uma oportunidade pode ser o início de uma nova profissão”, concluiu o prefeito Rodrigo.

O programa é uma parceria do Governo do Estado de São Paulo, entre o Governo do Município de Buritama, por meio do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 07-01-2020

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”14965,14966″ img_size=”full” title=”Cuidador de idosos”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

Fundo Social realiza Juninão em prol da solidariedade

Solidariedade, comidas típicas e boas canções foram alguns dos destaques da 26ª...

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

‘Juninão’ começa amanhã no recinto de festa do peão

Moradores e turistas poderão aproveitar os três dias festa do ‘Juninão’, de...

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

Buritama recebe serviços gratuitos do projeto Cidadania Itinerante; confira os horários

A Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC), por meio da unidade móvel...

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

‘Carreta da Beleza’ irá atender 160 mulheres dos programas do Departamento de Assistência Social

A ‘Carreta da Beleza’ é um salão itinerante com serviços de corte...

Tamanho da fonte