quinta-feira , 26 dezembro 2024
Home Assistência e Desenvolvimento Social Padaria artesanal realiza aulas online para capacitar mulheres durante pandemia
Assistência e Desenvolvimento Social

Padaria artesanal realiza aulas online para capacitar mulheres durante pandemia

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Preparar receitas deliciosas e com baixo custo são temas abordados nas aulas online do curso de Padaria Artesanal, oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade. Participam deste módulo 11 mulheres e durante a capacitação aprendem receitas doces e salgadas. Durante a pandemia, a capacitação acontece com as gravações das receitas e enviadas por meio de aplicativo de conversa.

O objetivo das aulas é manter o vínculo e apoiar a família durante o isolamento social. A meta é oferecer ao público o suporte de que precisam para superar as dificuldades, além de ser uma oportunidade para criar seu próprio negócio. Todos os ingredientes das receitas são disponibilizados pelo Fundo Social, sem custos para as participantes. A padaria foi criada há três anos e já capacitou cerca de 250 mulheres.

Segundo a instrutora da padaria, Josefa Eva Scacalossi Rosante, o novo formato é uma oportunidade para cozinhar em família e também manter o foco nos estudos. “No começo achei que não iria dar certo, mas, está sendo compensador. As participantes estão felizes, porque estão fazendo as receitas em suas casas com a presença dos filhos”, disse ao salientar que durante o curso serão confeccionadas receitas de pão integral, pão de forma, pão de batata, tortas, salgados, roscas, rosquinhas, doces e bolos.

Segundo a participante Leandra Cristina Ferreira Fernandes, com o treinamento online é possível manter o aprendizado atualizado. “As aulas são ótimas, porque a gente está tendo oportunidade de aprender dentro de nossas casas. Para mim o que está sendo proveitoso mesmo com tudo o que está acontecendo, não deixou de pensar na gente e deram um jeito para que as aulas se realizassem. Nunca tinha feito estes cursos e sou muito grata pela oportunidade que temos de aprender, porque muitos de nós não teríamos dinheiro para pagar os cursos e são ótimas as oportunidades que nos deram”, disse.

Para Ana Lúcia Roldão, o conteúdo das aulas é de fácil compreensão. “Estão sendo ótimas. Tudo bem explicado. Até agora não tive nenhuma dificuldade. Além de tirar nossas dúvidas, ainda estamos ganhando todos os ingredientes e, melhor ainda, podemos fazer e saborear com a família. O curso é muito proveitoso. Adoro cozinhar e com essas aulas estou me aperfeiçoando cada vez mais meus conhecimentos, além das explicações, temos um vídeo de cada receita, tudo passo a passo”, concluiu Lúcia.

Conforme a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirley Zacarias dos Santos, o projeto é uma alternativa para profissionalizar as famílias de baixa renda. “Os cursos oferecidos são serviços gratuitos para a qualificação profissional de pessoas que buscam melhorar a renda pessoal ou familiar, ou mesmo para quem procura ter sua primeira atividade com geração de renda, principalmente, em tempos de pandemia”, completou.

De acordo com a diretora de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, a finalidade é oferecer capacitação para as famílias de baixa renda. Ela explicou que o município é polo da Padaria Artesanal e já recebeu moradores de outras cidades para participar dos cursos. “O objetivo agora é contribuir na capacitação das famílias de baixa renda ou desempregadas que são arrimo em sua família proporcionando assegurar acolhimento, escuta e autonomia neste momento de grandes necessidades e carências como a que vivenciamos com a pandemia”, comentou.

Para Gislaine, foi necessário estudar novas metodologias e formatos de execução da política de assistência social e de qualificação profissional. “Está sendo muito positivo porque as famílias estão se redescobrindo, os afetos e vínculos são mais fortalecidos. O marido que não sabia que sua mulher era capaz de fazer uma receita na cozinha come do bolo, do pão da rosca, entre outras. Tem o filho que não quer sair de casa para ajudar a mãe com os ingredientes na hora de fazer a receita, da família que se reúne ao redor da mesa para comerem juntos e tantas outras situações, sem contar a oportunidade de entrar no mercado de trabalho”, reiterou Gislaine.

Mais informações podem ser obtidas no Fundo Social que fica na Marechal Deodoro, 755 – Livramento. O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Informações: (18) 3691-1535.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 03-07-2020

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”16503,16504,16505,16506″ img_size=”full” title=”Padaria Artesanal”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

Fundo Social realiza Juninão em prol da solidariedade

Solidariedade, comidas típicas e boas canções foram alguns dos destaques da 26ª...

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

‘Juninão’ começa amanhã no recinto de festa do peão

Moradores e turistas poderão aproveitar os três dias festa do ‘Juninão’, de...

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

Buritama recebe serviços gratuitos do projeto Cidadania Itinerante; confira os horários

A Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC), por meio da unidade móvel...

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

‘Carreta da Beleza’ irá atender 160 mulheres dos programas do Departamento de Assistência Social

A ‘Carreta da Beleza’ é um salão itinerante com serviços de corte...

Tamanho da fonte