sábado , 21 dezembro 2024
Home destaque Saúde realiza campanha de multivacinação para atualizar calendário
destaqueSaúde

Saúde realiza campanha de multivacinação para atualizar calendário

Aconteceu no sábado (26), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jaime Pinto Cunha, campanha de multivacinação para todas as idades. O objetivo foi atualizar o calendário e imunizar as pessoas contra doenças já erradicadas no país.

Foram garantidas nesta campanha todas as vacinas que estão disponíveis na rotina das unidades de saúde e há meta a ser atingida, visto que a vacinação será feita de forma seletiva para o público-alvo observando as cadernetas de vacinação e a faixa etária.

Segundo informações do Departamento de Saúde, durante a campanha foram aplicadas 229 vacinas, entre elas, Covid-19 (30); Gripe (33); DTP (14); Dupla Adulto (18); Febre Amarela (13); HPV (56); Hepatite A (6); Meningite (1); Meningite ACWY (14); Pneumo 10 (1); Sarampo, Caxumba e Rubéola (8); Poliomielite (17) e Varicela (18).

De acordo como o diretor do Departamento de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, a iniciativa da campanha buscou oferecer aos cidadãos a oportunidade de atualizar suas vacinas em atraso. Ele comentou também que a ação contribui para a prevenção de diversas doenças.

“A meta da campanha de multivacinação foi aumentar a cobertura vacinação no município, além disso é muito importante que as pessoas vão ao posto de saúde para completar o esquema vacinal, principalmente nas doses de reforço, já que tem um papel fundamental na proteção contra doenças”, explicou o diretor.

Para a coordenadora de saúde, Karina Alcântara Bernardes, a vacinação é fundamental para a saúde, independentemente da idade. Ela disse ainda que com a dose, o corpo é estimulado a produzir respostas imunológicas a fim garantir a proteção contra diversas bactérias e agentes infecciosos.

“É por meio da vacinação que também diminuímos a incidência de determinadas doenças. A partir do momento que os moradores são vacinados, é possível constatar que os registros de doenças vão diminuindo, até que toda a sociedade esteja protegida. Graças as vacinas que o país se mantém longe de doenças erradicadas”, finalizou a coordenadora.

Publicação: 30-08-2023 – às 10h15

Related Articles

Administraçãodestaque

Governo do Município inaugura Centro de Integração da Cidadania

O Governo do Município de Buritama inaugurou nesta segunda-feira (16), o Centro...

Capacitaçãodestaque

Capacitação ajuda artesãos a conquistar mercado e aprender novas técnicas

Os participantes aprenderam novas técnicas para confeccionar peças decorativas feito de bucha....

destaqueHabitação

CDHU realiza plantão para regularização de dívidas

O Governo do Município de Buritama, por meio do Departamento de Habitação,...

Capacitaçãodestaque

Oficina gratuita de artesanato em bucha está com inscrições abertas

O Departamento de Cultura está com inscrições abertas para o curso gratuito...

Tamanho da fonte