Para conscientizar no Dia Mundial de Combate a AIDS, o Departamento de Saúde de Buritama, realizou a campanha ‘Fique Sabendo’, com objetivo de fazer testes rápidos de HIV/AIDS e sífilis. O exame é gratuito e não requer jejum, basta uma gota de saúde para obter o resultado.
A Aids é uma doença que ainda não tem cura, mas de acordo com médicos, é possível manter a qualidade de vida por um longo tempo se o diagnóstico por infecção de HIV for precoce e o tratamento começar cedo.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mirlene Cristina de Freitas Garcia, o objetivo da campanha é incentivar a realização de testes de HIV e sífilis. Segundo ela, o município disponibiliza tratamento e acompanhamento aos pacientes portadores do HIV.
“Todas as pessoas podem fazer o exame. Caso seja diagnosticado a doença, o tratamento inicia imediatamente e é gratuito. Além do coquetel de medicamentos, pacientes e familiares recebem apoio psicológico”, disse ao acrescentar que qualquer pessoa pode fazer o teste.
A enfermeira explicou ainda que a campanha intitulada “Fique Sabendo” procura ampliar o número de pessoas com conhecimento do seu estado sorológico. “Vale ressaltar que o Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado no dia 1º de dezembro, e devido à importância deste dia habitualmente todos usam uma fita simbolizando o dia com a cor vermelha”, finaliza.
De acordo com o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, a campanha pretende destacar a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos principalmente entre jovens e adultos. “O objetivo da ação é levar o alerta da doença e a importância do diagnóstico precoce, que faz toda a diferença no prognóstico do paciente, evitando o desenvolvimento das doenças e a transmissão de novos casos”, finalizou.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.
Publicação: 14-12-2023 – às 08h40