Casa da Agricultura de Buritama realiza atualização do LUPA

Agricultura
lupa-01

A Casa da Agricultura de Buritama iniciou os trabalhos do LUPA (Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária), que visa atualizar o censo das unidades de produção do município. A pesquisa acontece em parceria com a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral). O último levantamento ocorreu entre 2007/2008 e pode ser acessado pelo site www.cati.sp.gov.br. O órgão convoca todos os proprietários rurais do município para atualização dos dados.

O censo agropecuário fornece amplo quadro da agropecuária paulista, desde a área dos estabelecimentos rurais, a produção e até as tecnologias empregadas. As informações faz parte do diagnóstico e planejamento agrícola do Estado de São Paulo.

Segundo a engenheira agrônoma Patrícia Nakatu, o objetivo do LUPA é atualizar os dados das propriedades rurais do município. Os dados referem-se à área cultivada, população da zona rural, ocupação do solo, infraestrutura, produção/produtividade e tipos de cultura. “Através deste levantamento é possível aprimorar as políticas públicas para o setor agropecuário”, diz.

A Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo tem produzido dados e análises estatísticas a respeito da agropecuária e do agronegócio. O levantamento deve cobrir todos os 645 municípios e abrange as explorações vegetais e animais, mas não as atividades de extrativismo. “Os dados do LUPA são importantes também porque contribui para melhorar e atualizar o repasse do ICMS, gerando retorno para o município”, finalizou.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o LUPA é uma ferramenta indispensável para se obter informações da produção agrícola. “Hoje sabemos que a cana-de-açúcar tem ocupado espaço na produção, e culturas importantes como milho e soja perderam posição na área plantada, e estes dados vão apresentar um diagnóstico atualizado para todo o Estado. Em Buritama, estas informações servirão de base para pleitearmos novos projetos para investir na zona rural”, finaliza.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Ler também

dsc_0429

Começa nesta segunda nova etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na próxima segunda-feira (18) em todo o

Leia Mais...
01

Evento incentiva a qualificação profissional no setor de turismo

O diretor de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges, participou ontem (13), em Lourdes, do seminário “Eventos Turísticos no

Leia Mais...
foto-01

Ministério do Turismo oferece curso gratuito de qualificação profissional

O Ministério do Turismo está com inscrições abertas para o curso de “Gestor de Turismo”. É uma qualificação profissional

Leia Mais...

Mobile Sliding Menu