Casa da Agricultura promove curso de cultivo em ambiente protegido

Agricultura
foto-01

O Governo do Município de Buritama, por meio da Casa da Agricultura, realizou em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), curso de olericultura básica voltado para o cultivo em ambiente protegido. Foram três dias de formação, com 20 participantes. A profissionalização do trabalhador rural permite atuação e a competitividade no mercado de olerícolas (verduras e legumes).

Os estudos aconteceram na Casa da Agricultura e na estufa localizada na estrada municipal Prefeito Realino Feroldi, antigo matadouro. No local os participantes aprenderam formas de manejo e preparo de solo. “O produtor passa a ter vantagens por poder produzir em uma época de melhor preço de mercado”, disse o engenheiro agrônomo e professor do curso, Renato de Souza Pulli.

De acordo com Pulli, o cultivo de hortaliças em ambiente protegido garante o aumento da produção, produtividade e qualidade dos produtos. “Melhora também a comercialização na entressafra com o correto manejo, inclusive diminuir o ataque de pragas e doenças”, explica ao salientar que a desvantagem está na alta tecnologia e investimento.

Do ponto de vista técnico, o primeiro passo é preparar o ambiente e consiste, inicialmente, na correção do solo (calcário) e deve-se acrescentar matéria orgânica (adubação verde). “O planejamento deve adequar ao mercado, juntamente com o ciclo das culturas, que é diferente dentro do ambiente protegido, sabendo fazer o proveito da produção fora de época”, finaliza.

Os participantes aprenderam sobre os tipos de estufas (vantagens e desvantagens, escolha de hortaliças e local, proteção (quebra vento), ventilação, uso da água, tipos de solo, planejamento, preparo do solo, adubação, plantio e produção de mudas, manejo e tratos culturais, pragas e doenças, luminosidade, colheita e comercialização.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Ler também

dsc_0429

Começa nesta segunda nova etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na próxima segunda-feira (18) em todo o

Leia Mais...
01

Evento incentiva a qualificação profissional no setor de turismo

O diretor de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges, participou ontem (13), em Lourdes, do seminário “Eventos Turísticos no

Leia Mais...
foto-01

Ministério do Turismo oferece curso gratuito de qualificação profissional

O Ministério do Turismo está com inscrições abertas para o curso de “Gestor de Turismo”. É uma qualificação profissional

Leia Mais...

Mobile Sliding Menu