Diretor da SAAEMB assina convênio de R$ 133 mil para plano de combate a perdas de água

SAAEMB
foto-001

O diretor João Fermino Falleiros, do SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama), assinou convênio de R$ 133.460,00 para adesão a um plano diretor de combate a perdas de água. Uma empresa será contratada e terá seis meses para entregar ao município um relatório sobre o volume desperdiçado de água antes de chegar aos consumidores. O convênio foi liberado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

A meta do plano é adequar os empreendimentos e instalações de abastecimento de infraestrutura, com base nas leis federais e estaduais. A ação contará com serviços de consultoria e planejamento. Com o resultado, a autarquia poderá ter maior controle da produção e distribuição de água, com uma sequência de ações a curto, médio e longo prazo. O trabalho consiste em adequar e melhorar o desempenho das unidades operacionais; monitorar e operar as redes de distribuição setorizadas; controlar e acompanhar os índices de perdas físicas totais dos sistemas e qualificar os benefícios obtidos com as ações realizadas.

Segundo o diretor, o município de Buritama necessita do plano de combate a perdas de água para controlar a produção e distribuição de água. “O município pretende implantar a automação no sistema que permitirá um melhor controle da qualidade de água produzida e distribuída com medidores de vazão nos setores de abastecimento e monitoramento em tempo real para identificação de possíveis vazamentos e ligações clandestinas”, informou Falleiros.

Para João, o plano é de suma importância e deverá influenciar toda organização do setor de saneamento do município. “A qualificação dos quadros funcionais, o desenvolvimento de técnicas operacionais otimizadas e um perfeito controle da produção e da distribuição podem proporcionar respostas imediatas de ações que resultarão em maior eficiência do serviço”, comentou ao dizer que a assinatura aconteceu no dia 26 de abril, em São Paulo.

Para o governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o convênio permitirá que o SAAEMB faça um estudo de perdas e planejem ações que reduzam o desperdício. “Nossa administração busca investir em ações com base em estudos e projetos elaborados a fim de resolver os problemas de desperdício de água. A elaboração do plano possibilitará ações efetivas capazes de melhorar o sistema de gestão dos recursos hídricos no município”, encerrou o prefeito Rodrigo.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

Publicação: 03-05-2019

Ler também

01

Governo do Município reformula Decreto para combate ao coronavírus

Como prevenção ao coronavírus (COVID-19), o Governo do Município, por meio do Decreto 4.335, de 20 de março de

Leia Mais...
foto-01-2

Prainha será fechada para prevenção ao coronavírus

O Departamento de Cultura e Turismo irá fechar a partir de hoje (20) o parque turístico ‘João Simão Garcia’,

Leia Mais...
foto-10

Em tempos de prevenção ao coronavírus, Saúde mantém ações de combate à dengue

O Departamento de Saúde atua na prevenção ao coronavírus (COVID-19). O município registrou um caso suspeito da doença e

Leia Mais...

Mobile Sliding Menu