Iprem realiza palestra sobre os “Desafios da Modernização dos Regimes da Previdência Social”

IPREM
foto-01

O Iprem (Instituto de Previdência Municipal) de Buritama realizou hoje (5), no anfiteatro “Elídio Rodrigues”, palestra com o tema “Desafios da Modernização dos Regimes Próprios de Previdência Social”. Cerca de 50 pessoas, entre gestores públicos, conselheiros, vereadores, representantes sindicais e servidores públicos da região.

A programação apresentou os temas: “Gestão RPPS – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social” e “Gestão Atuarial Portaria MF nº 464/2018 e as normas aplicáveis às avaliações atuarias dos RPPPS”. Os palestrantes foram Pedro Moreira (Auditor da Receita Federal, administrador de empresas, atuário, consultor previdenciário e especialista em mercado financeiro e investimentos) e Thiago Fernandes (Atuário e consultor, especialista em mercado de capitais e derivados).

Segundo o Superintendente do Iprem, Heverton Candido de Paiva, explicou que tema Gestão RPPS tem como finalidade o desenvolvimento no aprendizado com relação ao programa de regimes próprios de previdência social da União, dos Estados, Distrito Federal e municípios.

Citou ainda que as normas aplicáveis às avaliações atuarias é um estudo matemático, realizado por um profissional habilitado para lidar com conceitos financeiros, econômicos e probabilísticos. “Este estudo fundamenta-se em três conjuntos de elementos: base normativa dos benefícios, base cadastral dos segurados e base atuarial”, explicou Paiva.

Para o Superintendente, o evento é uma oportunidade para oferecer treinamento aos servidores e representantes na gestão do regime de previdência. “Com essa capacitação, podemos estar aplicando metodologias de trabalhos mais eficientes, proporcionando uma gestão eficiente e bem estruturada aos nossos segurados e a população em geral”, concluiu.

O evento contou com a parceria da Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (Apeprem) e Governo do Município de Buritama.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 05-06-2019

Mobile Sliding Menu