Saúde orienta moradores sobre a prevenção contra o coronavírus

Saúde
maxresdefault

A Secretaria de Estado da Saúde elaborou um material para informar os moradores sobre a doença provocada pelo novo coronavírus, denominada oficialmente como COVID-19. É um vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos registrados ao redor do mundo.

O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, podem ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

A transmissão ocorre por meio de espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva, contato físico com a pessoa infectada e contado com superfícies contaminadas. Os sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar. O paciente pode ter outros sintomas como cansaço, dores, corrimento e congestão nasal, dor de garganta e diarreia.

Quem esteve em países com casos confirmados da doença e apresentar sintomas suspeitos deve: evitar o contato com outras pessoas; procurar um serviço médico imediatamente e seguir os cuidados recomendados.

Em casos suspeitos, o paciente deve procurar o serviço de saúde. Para os casos graves, a rede estadual de saúde preparou hospitais de referência na capital, no interior e no litoral.

PROTEÇÃO

Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool em gel 70% principalmente após tossir ou espirrar; depois de cuidar de pessoas doentes; antes e depois de comer e após ir ao banheiro.

AO TOSSIR OU ESPIRRAR

  • Cubra a boca e o nariz. Use os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. E, se usar, lembre-se de lavar bem com água e sabão;
  • Se usar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos;
  • Use, preferencialmente, lenços descartáveis.

PREVINA-SE

  • Evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse;
  • Procure um serviço médico se apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar.

Informações: Secretaria de Estado de Saúde

Foto: Divulgação

Publicação: 16-03-2020

 

 

 

Ler também

01

Governo do Município reformula Decreto para combate ao coronavírus

Como prevenção ao coronavírus (COVID-19), o Governo do Município, por meio do Decreto 4.335, de 20 de março de

Leia Mais...
foto-01-2

Prainha será fechada para prevenção ao coronavírus

O Departamento de Cultura e Turismo irá fechar a partir de hoje (20) o parque turístico ‘João Simão Garcia’,

Leia Mais...

Mobile Sliding Menu