Crianças aprenderam as técnicas para elaborar um teatro de sombras durante oficina realizada nesta quinta-feira (7), na Biblioteca Municipal. A atividade foi coordenada por Marta Russo, com formação em Artes Visuais. Os participantes aprenderam a criar personagens e cenários feitos em silhuetas que foram transformados em animação por meio da técnica de stop-motion.
Para a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, as crianças vivem em um processo constante de aprendizagem e com acesso a conteúdo de formação, elas podem ampliar seu conhecimento, ajudar em seu desenvolvimento e no senso crítico. Ela comentou que as crianças ficaram animadas com a produção do curta-metragem.
“Para desenvolver as competências nas crianças, é muito importante estimular a curiosidade e despertar o interesse pelo conhecimento. O ideal é que aconteça durante todo processo de alfabetização, permitindo que eles consigam compreender o ambiente que vivem e de maneira crítica formar sua própria opinião”, disse a diretora.
A atividade compõe a programação do Pontos MIS, programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema, em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som). A oficina conta com o apoio do Governo do Município de Buritama, através do Departamento de Cultura.
Mais informações sobre a programação cultural podem ser obtidas pelo telefone (18) 3190-1282. Outra opção é na Biblioteca Municipal que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, fica na rua Rui Barbosa, 16 – centro.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.
Oficineira
Marta Russo é formada em Artes Visuais Mackenzie e Pós-graduada em Educomunicação na ECA/USP. Mestranda em Ciência da Comunicação ECA/USP. Desde 2001 coordena oficinas de animação stop motion em Escolas, SESCs, Casas de Cultura e ONGs. Coordena Oficinas de audiovisual (Stop Motion) no “Projeto Audiovisual na escola” em parceria com a Escola de Sociologia e Política São Paulo.
Publicação: 07-11-2024