quinta-feira , 21 novembro 2024
Home Saúde Governo do Município de Buritama participa de encontro sobre Arboviroses em São Paulo
Saúde

Governo do Município de Buritama participa de encontro sobre Arboviroses em São Paulo

O Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, em conjunto com o diretor de Saúde Edilson Carlos de Paiva e o diretor municipal da Administração, Ossival Sanches Ferreira, participaram do encontro estadual de Arboviroses organizado pela Secretaria de Estado da Saúde na segunda-feira, 30, para discutir estratégias de combate à dengue, chikungunya e febre amarela.

A intenção foi apresentar aos municípios dados e orientações sobre formas de combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor das doenças e anunciar as medidas de higienização e imunização adotadas em relação à febre amarela. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a campanha “Todos juntos contra o mosquito Aedes aegypti”, tem contribuído para reduzir a incidência de doenças originárias de arboviroses.

Segundo dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), o número de casos da doença caiu 76,35% em 2016 em comparação ao ano anterior. O número de 684.360 casos registrados em 2015 foi reduzido para 162.053 casos no ano passado. Já o número de óbitos teve queda de 80%, de 488 mortes, em 2015, para 97 óbitos, em 2016. No primeiro semestre deste ano foram confirmados 23 casos de dengue, sem ocorrência de óbitos.

Os resultados em relação à chikungunya são também bastante positivos. Há apenas um caso autóctone (registrado no Estado) confirmado este ano, contra 1.086 casos em 2016, entre autóctones e importados. Não há casos registrados de zika este ano. No ano passado tivemos 4.086 casos registrados.

Quanto à febre amarela, foram constatados três óbitos em decorrência da doença este ano, um deles ocorrido em Santana do Parnaíba, de um paciente que contraiu a doença em Minas Gerais, e de duas pessoas que contraíram a febre amarela em seus municípios de origem, Batatais e Américo Brasiliense, no interior do Estado. Outros 10 casos estão sob investigação. No ano passado, foram confirmadas duas mortes, uma em abril no município de Bady Bassit e outra em Ribeirão Preto.

De acordo com a administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o município participou do encontro estadual para aprender e aumentar a frente de trabalho para combater o mosquito Aedes aegypti, que tem causado problemas de saúde a até mortes pelo país.

“O encontro foi mais uma possibilidade de receber informações, bem como de aumentar a luta coletiva contra as arboviroses. A administração trabalha com o intuito de combater o mosquito Aedes aegpyti e sabe da importância de participar de um evento estadual que visa debater estratégias e aprimorar as ações executadas”, explicou o prefeito Rodrigo.

Para o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, “o encontro é mais uma maneira de reforçar e aprimorar as ações e buscar a mobilização dos moradores e, em parceria com o município, lutar juntos para a prevenção e enfrentamento da dengue, zika, chikungunya e febre amarela”, ao afirmar que é indispensável à luta coletiva para combater as arboviroses.

Texto: Assessoria de Imprensa

Related Articles

destaqueSaúde

Buritama realiza Dia D de vacinação contra poliomielite e gripe

O Departamento de Saúde realiza neste sábado (8), o Dia D de...

destaqueSaúde

Saúde realiza trabalho educativo em escolas para combater a dengue

Mesmo durante o período de estiagem, os casos de dengue estão aumentando...

destaqueSaúde

Campanha contra gripe tem Dia D neste sábado

Para reforçar a campanha nacional contra a gripe, o Governo do Município...

destaqueSaúde

Confira quem pode receber a vacina da gripe nos postos de imunização de Buritama; ‘Dia D’ será realizado em 13 de abril

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) teve início oficial...

Tamanho da fonte