O Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, em conjunto com o diretor de Saúde Edilson Carlos de Paiva e o diretor municipal da Administração, Ossival Sanches Ferreira, participaram do encontro estadual de Arboviroses organizado pela Secretaria de Estado da Saúde na segunda-feira, 30, para discutir estratégias de combate à dengue, chikungunya e febre amarela.
A intenção foi apresentar aos municípios dados e orientações sobre formas de combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor das doenças e anunciar as medidas de higienização e imunização adotadas em relação à febre amarela. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a campanha “Todos juntos contra o mosquito Aedes aegypti”, tem contribuído para reduzir a incidência de doenças originárias de arboviroses.
Segundo dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), o número de casos da doença caiu 76,35% em 2016 em comparação ao ano anterior. O número de 684.360 casos registrados em 2015 foi reduzido para 162.053 casos no ano passado. Já o número de óbitos teve queda de 80%, de 488 mortes, em 2015, para 97 óbitos, em 2016. No primeiro semestre deste ano foram confirmados 23 casos de dengue, sem ocorrência de óbitos.
Os resultados em relação à chikungunya são também bastante positivos. Há apenas um caso autóctone (registrado no Estado) confirmado este ano, contra 1.086 casos em 2016, entre autóctones e importados. Não há casos registrados de zika este ano. No ano passado tivemos 4.086 casos registrados.
Quanto à febre amarela, foram constatados três óbitos em decorrência da doença este ano, um deles ocorrido em Santana do Parnaíba, de um paciente que contraiu a doença em Minas Gerais, e de duas pessoas que contraíram a febre amarela em seus municípios de origem, Batatais e Américo Brasiliense, no interior do Estado. Outros 10 casos estão sob investigação. No ano passado, foram confirmadas duas mortes, uma em abril no município de Bady Bassit e outra em Ribeirão Preto.
De acordo com a administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o município participou do encontro estadual para aprender e aumentar a frente de trabalho para combater o mosquito Aedes aegypti, que tem causado problemas de saúde a até mortes pelo país.
“O encontro foi mais uma possibilidade de receber informações, bem como de aumentar a luta coletiva contra as arboviroses. A administração trabalha com o intuito de combater o mosquito Aedes aegpyti e sabe da importância de participar de um evento estadual que visa debater estratégias e aprimorar as ações executadas”, explicou o prefeito Rodrigo.
Para o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, “o encontro é mais uma maneira de reforçar e aprimorar as ações e buscar a mobilização dos moradores e, em parceria com o município, lutar juntos para a prevenção e enfrentamento da dengue, zika, chikungunya e febre amarela”, ao afirmar que é indispensável à luta coletiva para combater as arboviroses.
Texto: Assessoria de Imprensa