O Departamento de Saúde realizou no sábado (4), na Unidade Básica de Saúde ‘Jaime Pinto Cunha’, o Dia D, da campanha nacional de vacinação contra gripe. Quem ainda não foi imunizado, tem até o dia 31 de maio, para tomar a vacina. É preciso apresentar a carteirinha de vacinação.
Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), a vacina de 2019 previne contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.
A primeira etapa da campanha teve início no dia 10 de abril para crianças de seis a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias). As doses também precisam ser aplicadas em idosos (60 anos ou mais), trabalhadores na saúde, indígenas, professores, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.
Segundo informações da enfermeira da Divisão de Epidemiologia, Mirlene Cristina de Freitas Garcia, apesar da meta geral ainda não ter sido alcançada, um grupo já ultrapassou os 90%: puérperas (100%). Dados parciais da campanha apontam os seguintes números: crianças (31,98%) foram vacinadas, trabalhador da saúde (50,27), gestantes (35,82%), idosos (52,04%), professores (75,83%), comorbidades (48,80%). Ela disse que o total da população alvo está em 74,64% da cobertura.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Publicação: 06-05-2019