[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Departamento de Educação realizou na segunda-feira (13), na escola Maria do Carmo, em parceria com o professor e orientador pedagógico, João Vitor Basso Barbosa, formação com o tema “Os desafios da produção textual: corrigir ou não”. Participaram cerca de 50 professores, do 1º ao 5º ano, e o objetivo foi compreender o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem.
Os professores foram levados a questionar a pergunta: O que se entende por Texto? Dentro de cinco vertentes: ter o que dizer; ter motivos para dizer o que se tem a dizer; ter um interlocutor; construir-se como locutor enquanto sujeito que diz, o que diz, para quem diz; e escolher as estratégias para realizar o que dizer, os motivos, o interlocutor e o próprio posicionamento como locutor. De acordo com o Barbosa, responsável por auxiliar o Departamento de Educação no desenvolvimento do setor, a formação buscou “aprimorar a prática pedagógica dos docentes, especialmente referente à técnica de correção de textos”, afirma.
Para a diretora da escola Maria do Carmo, Marines Aparecida dos Santos farina, a formação “foi de grande importância para os professores, pois foi passado para eles como trabalhar com as dificuldades dos alunos em uma produção de textos”, disse ao salientar que “essas capacitações é muito importante e tem bom resultado, pois nossos professores têm interesse em aprender e precisa estar sempre buscando conhecimento e estar muito bem preparado para ensinar nossas crianças”, complementa.
A docente Eva Aparecida Gonçalves de Almeida, foi enfática ao dizer que adorou o tema. Ela comentou que o conteúdo abordado foi proveitoso. “Amo trabalhar leitura e produção de texto. É o que os professores deveriam fazer como atividade diária, assim formaremos cidadãos críticos para enfrentar a sociedade com autonomia”, explica.
Eva emendou que todo profissional precisa de formação continuada. “Nós, (professores), sempre cobramos isso, porque cada dia que passa estão surgindo novos desafios a serem enfrentados na sala de aula, e temos que ter respaldo de profissionais multidisciplinares”, finaliza.
Segundo a diretora do Departamento da Educação, Vania Cristina Frazatti Gambera Dias, é importante capacitar os profissionais da educação municipal, para que compreendam com clareza o processo de aprendizagem dos alunos. “Ao levar para a sala de aula este tema, os professores terão mais subsídios para trabalhar a produção de texto no dia a dia, dessa forma o aluno conseguirá melhorar sua leitura, escuta e produção”, finaliza.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”5005,5006,5007,5008″ img_size=”full” title=”Formação de professores”][/vc_column][/vc_row]