[vc_row][vc_column][vc_column_text]O NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e o Centro de Especialidades realizaram hoje (23), caminhada para conscientizar os moradores sobre a campanha ‘Janeiro Branco’. Este mês acontece ainda bate-papos com pacientes nas salas de espera das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Jaime Pinto Cunha e Nicola Lavechia.
O Departamento de Saúde de Buritama se dedica a discutir dois temas: saúde mental e hanseníase no mês de janeiro. A campanha busca conscientizar as pessoas sobre a depressão, ansiedade, suicídio e aborda ainda problemas na pele.
De acordo com a coordenadora do NASF, Jucélia Conceição de Andrade Cândido, o órgão realiza orientação, distribuição de panfletos e exibição de vídeos para os grupos atendidos semanalmente. “Início de ano é um período espontâneo de avaliação da vida e queremos aproveitar este mês para refletir sobre saúde mental e emocional, como uma ação preventiva em relação as circunstâncias que estes problemas podem acarretar nas pessoas”, disse.
‘Janeiro Roxo’
Manchas brancas ou avermelhadas na pele com perda de sensibilidade são sinais da hanseníase. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápida é a cura. É uma doença infecciosa causada por uma bactéria que atinge a pele e os nervos. Pode acarretar incapacidades físicas que evoluem para deformidades.
Os principais sintomas iniciais da hanseníase são dormência, manchas esbranquiçadas com perda de sensibilidade e nódulos avermelhados. O tratamento para hanseníase é gratuito e oferecido na rede básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: Marcelo Soares de Oliveira[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”5894,5895,5896″ img_size=”full” title=”Caminhada – Janeiro Branco”][/vc_column][/vc_row]